Acesso à certificação - Reconhecimento de títulos

O CCP (Certificado de Competências pedagógicas) pode ser obtido mediante o reconhecimento de diplomas ou certificados de habilitação de nível superior que confiram competências pedagógicas correspondentes às definidas no perfil de referência (artigo 3.º da Portaria n.º 214/2011, de 30 de maio).

O processo consiste numa análise comparativa entre os objetivos, conteúdos e competências das unidades curriculares do curso superior do candidato e os objetivos, conteúdos e competências dos módulos do curso de FPIF (formação pedagógica inicial de formadores).

O reconhecimento é atribuidos se todos os módulos tiverem equivalência.

É da competência do candidato apresentar ao IEFP, a documentação que permita a análise comparativa, com vista à elaboração de parecer sustentado sobre a respetiva equivalência curricular.

Antes de iniciar a candidatura através do reconhecimento de títulos, verifique se reúne as condições de isenção de CCP (consulte as condições aqui).

Para efetuar a sua candidatura, tem de estar obrigatóriamente registado no Portal Netforce, depois deverá aceder à sua área pessoal e selecionar a opção "Candidaturas à certificação » Nova » Reconhecimento de Títulos".

Documentação obrigatória a anexar:

  • Certificado de habilitações (onde conste o plano curricular das disciplinas/unidades curriculares);
  • Conteúdo programático e duração das disciplinas/unidades curriculares de âmbito pedagógico que possam vir a ser consideradas equivalentes aos conteúdos programáticos do curso de formação pedagógica inicial de formadores;
  • Cópia do documento de identificação.