Saltar para o conteúdo principal

Logo IEFP e Netforce
Instituto do Emprego e Formação Profissional

  • Início
  • Sobre
    • Netforce
    • CNQF
  • Legislação
  • Regulamento
  • RGPD

Netforce

Para ter acesso como utilizador registado vai ser direcionado para uma nova página para efetuar o Login, após o que voltará, de forma automática, ao portal Netforce
  1. Início
  2. Notícias
  3. Campeonato Mundial das Profissões 2026

Notícias

Campeonato Mundial das Profissões 2026

Campeonato Mundial das Profissões 2026

Há uma seleção portuguesa que se prepara para disputar um Campeonato Mundial onde cada milímetro, cada segundo e cada decisão contam. São dez jovens que fazem da precisão, da criatividade e da capacidade de resolver problemas as suas ferramentas de competição. A 18 de setembro, partem para a China para representar Portugal no WorldSkills Shanghai 2026, o 48.º Campeonato Mundial das Profissões.

Da programação de robôs à soldadura, da maquinação de componentes à criação de um penteado, vão colocar à prova competências que fazem funcionar fábricas, transformam materiais e dão forma a serviços que usamos todos os dias. Em Xangai, esse trabalho ganha um palco mundial: são esperados cerca de 1.400 concorrentes de mais de 70 países e regiões, numa competição que reúne 64 profissões, de 22 a 27 de setembro.

Coordenada pelo IEFP / WorldSkills Portugal, a participação nacional leva à China jovens que fizeram da formação profissional a sua primeira escolha e através da qual transformaram conhecimento em capacidade de fazer — e, agora, na oportunidade de disputar um lugar entre os melhores do mundo.

O caminho até Xangai começou muito antes da partida, quando participaram no Campeonato Nacional das Profissões de 2024, em Santa Maria da Feira. Seguiu-se a participação no EuroSkills Herning 2025 - o Campeonato Europeu, do qual regressaram com resultados de excelência.

O plano de preparação para Xangai previu até 1.200 horas de treino por concorrente ou equipa, entre janeiro e setembro, e quatro semanas de estágio. À exigência técnica juntou-se o trabalho de concentração, gestão do tempo, resistência ao stress e espírito de equipa. A preparação contou com sete jurados e juradas internacionais e um conjunto de formadoras e formadores, que acompanham de perto a evolução dos jovens.

As provas decorrem de 23 a 26 de setembro, no National Exhibition and Convention Center, em Xangai. Durante quatro dias, os concorrentes terão de transformar meses de preparação em trabalho executado sob pressão, perante desafios que exigem rigor, autonomia e capacidade de resposta.

A equipa que vai representar Portugal:

Profissão Concorrentes  Entidade Formadora 
Cabeleireiro Leonor Silva  IEFP | Entre Douro e Vouga
Controlo Industrial  Nelson Ribeiro  CENFIM | Amarante
Maquinação CNC Dmitry Zhivitsa IEFP | Águeda
Mecatrónica Industrial Diogo Botelho e Simão Alves CENFIM | Torres Vedras
Robótica Industrial  Diogo Pinto e Loris Sgroj CENFIM | Amarante
Robótica Móvel  Duarte Serra e Daniel Silva CENFIM | Ermesinde
Soldadura Marco Malheiro CENFIM | Arcos de Valdevez

 

Para a formação profissional portuguesa, este Mundial é também uma montra internacional: torna visível o trabalho desenvolvido nos centros de formação e nas entidades formadoras, o contributo de quem prepara estes jovens e as competências que as empresas e a sociedade precisam.

 

Data:18-09-2026 14:46:13

NETFORCE
  • Avaliação do portal
  • Estatísticas
  • Privacidade e Termos de Utilização
AJUDA
  • Glossário de siglas
  • Perguntas frequentes
  • Mapa do site
  • Links úteis
DIVULGAÇÃO
  • Publicações
  • Notícias
  • Newsletter
CONTACTOS
  • Apoio Netforce
  • Rede de Serviços  
  • Enviar e-mail

  • IEFP
  •      
  • Europa     
  • República Portuguesa     
  • Governo de Portugal
Acessibilidade

Como preencher os dados do documento de identificação

Bilhete de identidade


Exemplo dos dados do Bilhete de Identidade a serem introduzidos
  1. N.º de identificação
  2. Dígito de verificação


Cartão de cidadão


Exemplo dos dados do Cartão de Cidadão a serem introduzidos
  1. N.º de identificação
  2. Dígito de verificação
  3. Nº de arquivo