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dropout
Saída de uma ação de ensino ou de formação sem ter atingido os objetivos pretendidos. Fonte: Cedefop, 2012 ; (adaptado de Ohlsson, 1994)
Nota: (a) em inglês, o termo dropout designa tanto o processo (abandono prematuro dos estudos), como o sujeito (igualmente apelidado de «desistente»); (b) o termo «abandono escolar» aplica-se aos aprendentes que abandonam prematuramente o ensino ou a formação e aos que a concluíram sem sucesso; (c) em Portugal, «abandono escolar» significa saída do sistema de ensino antes da conclusão da escolaridade obrigatória, dentro dos limites etários previstos na lei. Utiliza-se ainda o termo «saída precoce» que se refere à situação dos indivíduos, do escalão etário dos 18 aos 24 anos, que não concluíram o ensino secundário e não se encontram a frequentar a escola.
access to education and training
Conjunto de condições, circunstâncias ou exigências (ex. qualificação, nível de escolaridade, competências ou experiência profissional, etc.) que determinam a admissão e a participação dos indivíduos em instituições ou em programas de educação ou formação. Fonte: Cedefop, 2012 ; (adaptado da Unesco, 1995)
Conjunto de condições, circunstâncias ou exigências (ex. qualificação, nível de escolaridade, competências ou experiência profissional, etc.) que determinam a admissão e a participação dos indivíduos em instituições ou em programas de educação ou formação.
adaptability
Capacidade de adaptação de uma organização ou de um indivíduo às novas tecnologias, às novas condições de mercado e aos novos modelos de trabalho. Fonte: Cedefop, 2012 ; (adaptado do Cedefop, 2004)
Palavras relacionadas: aprendizagem ao longo da vida, empregabilidade
training needs analysis
Análise sistemática das necessidades de competências atuais ou futuras confrontando-as com as competências disponíveis, tendo em vista a definição de uma estratégia eficaz de formação. Fonte: Cedefop, 2012 ;
Análise sistemática das necessidades de competências atuais ou futuras confrontando-as com as competências disponíveis, tendo em vista a definição de uma estratégia eficaz de formação.
Nota: Uma análise de necessidades de formação assenta em: (a) identificação das necessidades de competências; (b) avaliação das competências da mão-de-obra; (c) estimativa das necessidades de competências e qualificações;¿ uma análise das necessidades de formação pode ser feita a nível individual, organizacional, setorial, nacional ou internacional; pode centrar-se em aspectos quantitativos ou qualitativos (por ex: tipo e nível de formação) e deve garantir a eficácia e a rentabilidade da formação. Palavras relacionadas: engenharia da formação
upskilling
Formação de curta duração com um objetivo preciso, ministrada em geral após a formação inicial e destinada a completar, desenvolver ou atualizar os conhecimentos, aptidões ou competências específicas adquiridas durante a formação anterior. Fonte: Cedefop, 2012 ; (Cedefop, 2004)
Formação de curta duração com um objetivo preciso, ministrada em geral após a formação inicial e destinada a completar, desenvolver ou atualizar os conhecimentos, aptidões ou competências específicas adquiridas durante a formação anterior.
Palavras relacionadas: ensino e formação contínua, ensino e formação inicial, reconversão
learning
Processo pelo qual os indivíduos assimilam ideias e valores e adquirem conhecimentos, capacidades e competências. Fonte: Cedefop, 2012 ; (Cedefop, 2004; European Commission, 2006a)
Processo pelo qual os indivíduos assimilam ideias e valores e adquirem conhecimentos, capacidades e competências.
Nota: - a aprendizagem efetua-se através da reflexão pessoal, da reformulação, bem como da interação social. A aprendizagem pode desenvolver-se em contexto formal, não-formal e informal; - o termo «aprendizagem profissional» designa um modo de formação (ver a definição de «aprendizagem profissional»). Palavras relacionadas: aprendizagem formal, aprendizagem informal, aprendizagem não-formal, aprendizagem pela experiência, aprendizagem pela prática
open learning
Aprendizagem que deixa ao aprendente uma certa flexibilidade quanto à escolha dos assuntos, do lugar, do ritmo e/ou do método utilizado. Fonte: Cedefop, 2012 ; (adpatado de Cedefop, 2004)
lifelong learning
Toda a atividade de aprendizagem empreendida ao longo da vida, com o objetivo de desenvolver conhecimentos, capacidades, competências e/ou qualificações numa perspetiva pessoal, social e/ou profissional. Fonte: Cedefop, 2012 ; (adaptado de Cedefop, 2004)
Palavras relacionadas: adaptabilidade, aprendizajem ao longo da vida, educação de adultos / formação de adultos, ensino e formação contínua
e-learning
Aprendizagem que utiliza as tecnologias da informação e da comunicação (TIC). Fonte: Cedefop, 2012 ; (adaptado de Cedefop, 2004)
Nota: ¿ a aprendizagem com recurso às TIC não se limita à aquisição da «literacia digital» quer dizer a aquisição de competências emTIC. Engloba diversos suportes e métodos de aprendizagem híbridos: a utilização de software, da internet, de CD-ROM, a aprendizagem online ou a utilização de qualquer outro suporte electrónico ou interativo; ¿ a aprendizagem com recurso às TIC pode ser utilizada como um instrumento no ensino e na formação a distância, bem como no quadro da aprendizagem presencial. Palavras relacionadas: ensino e formação a distância, literacia digital, tecnologias da informação e da comunicação (TIC)
compensatory learning
Aprendizagem que visa colmatar as lacunas acumuladas pelos indivíduos ao longo do ensino ou da formação, nomeadamente, com o fim de possibilitar o acesso a uma ação de formação. Fonte: Cedefop, 2012 ; (Cedefop, 2004)
Palavras relacionadas: competências de base, educação / formação de adultos