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conhecimento / saber knowledge
conhecimento / saber
O resultado da assimilação da informação obtida ao longo da aprendizagem. O saber é o conjunto de factos, princípios, teorias e práticas que está relacionado com uma área de estudo ou de trabalho. Fonte: Cedefop, 2012 ; (Cedefop, 2004; European Commission, 2006a)
O resultado da assimilação da informação obtida ao longo da aprendizagem. O saber é o conjunto de factos, princípios, teorias e práticas que está relacionado com uma área de estudo ou de trabalho.
Nota: Existem numerosas definições de conhecimento/saber. As grandes concepções modernas consideram fundamentalmente as seguintes distinções:(a) Aristóteles estabeleceu uma distinção entre a lógica teórica e a lógica prática. De acordo com esta distinção, os teóricos modernos (Alexander et al., 1991) distinguem o conhecimento declarativo (teórico) do conhecimento processual (prático). O conhecimento declarativo engloba as asserções a respeito de eventos ou fatos específicos e generalizações empíricas, bem como os princípios mais fundamentais sobre a natureza da realidade. O conhecimento processual inclui diferentes elementos (heurística, metodologia, planificação, práticas, procedimentos, ações de rotina, estratégias, táticas, técnicas ou engenho) (Ohlsson, 1994);(b) é possível distinguir diferentes formas de conhecimento, correspondendo a diferentes métodos de «aprendizagem do mundo»: existem estudos que permitiram identificar categorias de conhecimento diferentes, articuladas da seguinte forma:¿ conhecimento objetivo (natural/científico), julgado com base no grau de certeza;¿ conhecimento subjetivo (literário/estético), julgado com base no grau de autenticidade;¿ conhecimento moral (humano/normativo), julgado com base na aceitação coletiva (verdadeiro/falso);¿ conhecimento religioso/divino, julgado com base na referência a uma autoridade divina (Deus). Esta distinção esquemática sustenta as questões que colocamos, as metodologias que utilizamos e as respostas a que chegamos na nossa busca pelo conhecimento;(c) o conhecimento pode ser tácito e explícito. O conhecimento tácito (Polanyi, 1966) define-se como o conhecimento (não necessariamente expresso ou consciente) adquirido pelo aprendente e que influencia o processo cognitivo. O saber explícito corresponde ao conhecimento que pode ser mobilizado conscientemente pelo aprendente e compreende o conhecimento tácito, tornado explícito quando se converte num «objeto de pensamento» (Prawat, 1989). Palavras relacionadas: aprendizagem, aptidões profissionais / capacidades profissionais, competência, resultados da aprendizagem, saber-fazer