Webinar | A gamificação analógica e digital como arquitetura de experiências pedagógicas
A gamificação analógica e digital como arquitetura de experiências pedagógicas
Transformar o jogo em ferramenta pedagógica é mais do que introduzir momentos lúdicos: é desenhar uma arquitetura intencional de experiências de aprendizagem, onde cada dinâmica, analógica ou digital, contribui para consolidar competências, estimular a participação e reforçar a motivação dos aprendentes.
É neste horizonte que o Centro Nacional de Qualificação de Formadores (CNQF) e a Universidade Aberta (UAb) promovem, no dia 12 de novembro, entre as 14h30 e as 16h30 (formato online), mais uma sessão do Ciclo de Diálogos 360º.
O webinar propõe-se explorar, de forma crítica e aplicada, a gamificação como estratégia pedagógica estruturada em contextos de educação e formação. Serão analisadas práticas que recorrem a recursos analógicos (cartas, tabuleiros, dinâmicas presenciais) e a ferramentas digitais (plataformas, aplicações, ambientes virtuais), evidenciando como ambos os universos podem ser articulados para criar percursos formativos imersivos e consistentes.
Oradores convidados:
-Micael Sousa| Investigador na Universidade de Coimbra em Serious Games e Chief Game Designer no Center for Advanced Preparedness and Threat Response Simulation (CAPTRS);
-Luis Garcia| Formador no Serviço de Formação de Tomar, IEFP, IP;
-Ricardo Baptista| Docente e Investigador Universidade Aberta e Politécnico da Maia – IPMAIA.
Destinado a professores, a formadores e a todos os agentes que intervêm nos processos educativos e formativos, este encontro constitui um espaço de partilha e de co-criação, onde a gamificação deixa de ser um acessório motivacional e se assume como arquitetura pedagógica consistente e intencional.
A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória através do link: https://videoconf-colibri.zoom.us/webinar/register/WN_NuEOdkLuRGWzpTuAaW8t-w#/
Participe nos Diálogos 360º e descubra como a gamificação pode inspirar novas arquiteturas pedagógicas!
Data:05-11-2025 10:38:11