Saltar para o conteúdo principal

Logo IEFP e Netforce
Instituto do Emprego e Formação Profissional

  • Início
  • Sobre
    • Netforce
    • CNQF
  • Legislação
  • Regulamento
  • RGPD

Netforce

Para ter acesso como utilizador registado vai ser direcionado para uma nova página para efetuar o Login, após o que voltará, de forma automática, ao portal Netforce
  1. Início
  2. Notícias
  3. Chuva de medalhas para Portugal na Dinamarca

Notícias

Chuva de medalhas para Portugal na Dinamarca

Chuva de medalhas para Portugal na Dinamarca

Durante três dias intensos, 600 jovens talentos de 32 países competiram ombro a ombro. Da nossa seleção, formada por 15 jovens em 13 profissões, nasceram histórias que ficarão gravadas para sempre.

Ouro em Soldadura – Marco Malheiro (CENFIM Arcos de Valdevez) venceu 15 rivais europeus, provando que a perfeição técnica e a garra portuguesa não conhecem fronteiras.

Ouro em Robótica Industrial – Diogo Pinto e Loris Sgroj (CENFIM Amarante) mostraram que o futuro da indústria fala português, superando 12 equipas da Europa.

Prata em Mecatrónica Industrial – Diogo Botelho e Simão Alves (CENFIM Torres Vedras) subiram ao pódio após enfrentar 19 duplas de topo. Mais: foram ainda distinguidos como Melhores da Nação, o prémio reservado ao mais alto desempenho português.

Medalhas de Excelência – Porque também o talento que roça a perfeição merece ser celebrado:

  • Alexandre Ribeiro (IEFP Vila Real) – Instalações Elétricas

  • Dmitry Zhivitsa (IEFP Águeda) – Fresagem CNC

  • Nelson Ribeiro (CENFIM Amarante) – Controlo Industrial

  • Leonor Silva (IEFP Entre Douro e Vouga) – Cabeleireiro

O brilho destas conquistas vai muito além das medalhas. É a prova de que a formação profissional portuguesa é capaz de competir – e vencer – ao mais alto nível europeu.

Hoje, Portugal não trouxe apenas medalhas. Trouxe histórias de superação, talento e futuro.

Entre quase 600 concorrentes de 32 países, os nossos jovens provaram que Portugal está ao nível dos melhores da Europa.

Mais do que um resultado, estas conquistas são a demonstração da excelência da formação profissional portuguesa. Um trabalho que se constrói todos os dias, em centros de formação e entidades formadoras, com o empenho de formadores, jurados, técnicos, dirigentes e equipas de apoio.

Herning despediu-se com emoção, mas o futuro já chama:
?? 2026 – WorldSkills Shanghai, o Campeonato do Mundo das Profissões.
?? 2027 – EuroSkills Düsseldorf, onde a Europa voltará a reunir-se.
?? Lisboa 2025 – WorldSkills Commemorative Edition 1950/2025, que celebrará os 75 anos da criação do movimento WorldSkills, nascido em Portugal e Espanha.

 

Data:18-09-2025 11:25:22

NETFORCE
  • Avaliação do portal
  • Estatísticas
  • Privacidade e Termos de Utilização
AJUDA
  • Glossário de siglas
  • Perguntas frequentes
  • Mapa do site
  • Links úteis
DIVULGAÇÃO
  • Publicações
  • Notícias
  • Newsletter
CONTACTOS
  • Apoio Netforce
  • Rede de Serviços  
  • Enviar e-mail

  • IEFP
  •      
  • Europa     
  • República Portuguesa     
  • Governo de Portugal
Acessibilidade

Como preencher os dados do documento de identificação

Bilhete de identidade


Exemplo dos dados do Bilhete de Identidade a serem introduzidos
  1. Número de identificação
  2. Dígito de verificação


Cartão de cidadão


Exemplo dos dados do Cartão de Cidadão a serem introduzidos
  1. Número de identificação
  2. Dígito de verificação
  3. Número de arquivo