Conheça a história da artesã, que tem Bragança no coração e navega pelo mundo fora para conseguir concretizar o seu sonho. Trabalha num navio de cruzeiros para ganhar dinheiro que a ajuda a financiar o seu projeto. Esta é a história da menina que se torna designer e artesã, colocando o talento e o trabalho duro ao serviço da arte da joalharia. Rosa Campos está nomeada ao Prémio Nacional de Artesanato 2024, do IEFP, na categoria de “Jovens Talentos”.
Rosa Campos cedo manifestou talento e interesse para as artes. Ao aperceber-se desta inclinação, um professor do secundário falou-lhe do curso de Joalharia. E é assim que começa a viagem da menina que se viria a tornar designer e fundadora da marca Possante Jewelry.
De espírito inquieto entra, em 2007, no curso Superior de Artes, no ramo Joalharia, na Escola Superior de Artes e Design, em Matosinhos, onde conclui a licenciatura em 2011. A paixão pela arte da joalharia e o desejo de saber sempre mais levam-na, ao longo do seu percurso universitário, a aperfeiçoar e especializar os conhecimentos na área, também, fora do mundo académico.
É com este propósito que chega ao CINDOR – Centro de Formação Profissional de Ourivesaria e Relojoaria, do IEFP onde frequenta a formação de Cravação de Calibre em Baguete, e à Escola Contacto de Autor, onde aperfeiçoa outras técnicas.
Rosa termina a licenciatura e tem um sonho: empreender um projeto próprio ligado à arte da joalharia, mas para isso precisa de dinheiro.
Resolve então trabalhar num navio de cruzeiros, e viaja até ao Polo Norte, Ásia, América e pela Europa, para amealhar para a construção de uma oficina de joalharia.
Os ventos sopraram a seu favor e em 2017 candidata-se ao concurso do programa nacional "Empreende já" -, apoio estatal para o empreendedorismo, e é uma das selecionadas.
O prémio pecuniário que arrecada do programa, com o trabalho no navio de cruzeiros tornam possível o início da atividade da Possante Jewelry, em 2018. A mulher sonha e a obra nasce.
Desde o início da sua atividade, a alma do processo criativo de Rosa Campos é refletida através da inspiração pela cidade à qual chama casa: Bragança. Os seus designs são reflexos de diversas influências projetadas por uma cidade rica em cultura e rodeada de uma surpreendente e admirável natureza. Das suas mãos nascem magnificas peças em prata e ouro.
Desde 2016 até aos dias de hoje, Rosa Campos tem prosseguido uma caminhada constante e persistente na obtenção de mais conhecimento e reconhecimento do seu papel na área e a prova disso é o seu currículo.
Tem oito participações em workshops da área no Tincal Lab, tendo aprendido as seguintes técnicas: dois tipos de Modelação em Cera, Coloração em Metal, Eletroforming, Fundição em Osso de Choco, Porcelana, Banhos Galvânicos e a técnica de Mitsuro Hikime.
Para além destas, consolidou conhecimento durante o ano de 2020, quando frequentou três cursos online do software Rhinoceros (Desenho CAD em 3 D para joalharia) promovidos pelo CINDOR.
Em 2021 a Possante Jewelry é reconhecida pelo CEARTE, na montra online de artesãos da Europa Homo Faber Guide.
No mesmo ano, ganha o prémio do Desafio Internacional – Jewelry and Nature, pelo Tincal Lab, com o conjunto de três colares inspirados no Favo de Mel, intitulada de Honeycomb.
Em 2022, recebeu um a Menção Honrosa, no Concurso de Artesanato Tradicional, na FIA - Feira internacional do Artesanato, com a peça " Careto Transmontano", um pin inspirado no Careto e feito em Prata com fios de Filigrana.
Em 2023 foi uma das selecionadas ao concurso do desafio internacional - Jewelry and Travel, pelo Tincal Lab.