Se não conseguir visualizar a newsletter correctamente
clique aqui
|
Newsletter 2 de novembro de 2017 |
 |
|
|
Ensino e Formação Profissional: Conciliar as necessidades dos refugiados e dos empregadores. - Resultados de um estudo do CEDEFOP-OCDE de 2016 sobre integração através da aquisição de competências e qualificações
|
|
|
Está a chegar a segunda edição da Semana Europeia da Formação Profissional.
Entre os dias 20 e 24 de novembro, e com o intuito de aumentar a atratividade e melhorar a imagem da educação e formação profissional, irão ocorrer inúmeras ações um pouco por toda a Europa.
|
|
|
O Cecoa - Centro de Formação Profissional para o Comércio e Afins, vai desenvolver 2 acções de Formação: a ação de formação VIA (Values in Action) - no dia 10 de novembro, entre as 09:00 e as 18:30 e a ação de formação Meaning at Work - nos dias 23 e 24 de novembro, entre as 09:30 e as 17:30. Estas ações resultam de um protocolo estabelecido entre o CECOA, o IEFP, I.P. e a CCP - Confederação do Comércio e Serviços de Portugal.
|
|
|
Esta Conferência resulta de uma organização conjunta da Comissão Europeia, do Governo Português e da Fundação Calouste Gulbenkian.
Visa impulsionar a inovação social na Europa já que esta é uma forma eficiente e eficaz de promover políticas públicas inclusivas e criadoras de riqueza. Pretende ainda desenvolver uma nova narrativa para a inovação social, criando os meios para que esta se enraíze, cresça, floresça e dê frutos.
Procura reunir cientistas de nível mundial na área de inovação social, inovadores, empreendedores sociais, representantes da sociedade civil, decisores nacionais e regionais, atores municipais e locais, investidores em inovação social, filantropos, investidores de capital de risco, business angels, estudantes e políticos.
|
|
|
O Encontro Nacional de Formadores é o ponto de encontro de diferentes profissionais provenientes de setores de atividades tão distintos. É o reconhecimento da importância da formação e da aprendizagem ao longo da vida num dia tão simbólico como "o Dia Nacional do/a Formador/a" que se comemora no dia 18 de novembro.
|
|
|
CEDEFOP Press Release - Nos últimos anos, os países europeus têm trabalhado num crescente estreitar da sua colaboração na área do ensino e formação profissional (EFP) num contexto de incertezas associadas à globalização, à digitalização, às migrações e à transição para uma economia verde. Neste contexto, o Cedefop procura antecipar as principais tendências no ensino e formação, com vista a estimular o debate sobre a cooperação europeia para além de 2020 na área do EFP.
|
|
|
Foi publicado o Decreto-Lei nº 126/2017, de 4 de outubro, que aprova o Sistema Braille que é utilizado em Portugal, o qual é apresentado em anexo ao diploma dele fazendo parte integrante, revoga o Decreto 18.373, de 22 de maio de 1930 e cria novas regras para a utilização do sistema Braille em Portugal.
|
|
|
“TECNOLOGIAS NO ENSINO/ FORMAÇÃO: SABER FAZER” - seminário promovido pelo Citeforma, em parceria com a NOVA Information Management School da Universidade Nova de Lisboa e o Centro Nacional de Qualificação de Formadores do Instituto do Emprego e Formação Profissional.
|
|
 |
|
|
Esta é uma publicação que nos leva a pensar, compreender e a refletir sobre os desafios e as implicações no modo como iremos aprender, trabalhar, competir e até viver no contexto de emergência de uma nova era industrial - Indústria 4.0 - pautada pela aceleração digital, pela nanotecnologia e pelos sistemas cibernéticos, a funcionar de modo integrado, alimentados pela Internet das Coisas.
|
|
|
Aumentar a participação dos adultos na educação e na formação, diminuir as desigualdades e assegurar a relevância no mercado de trabalho são objetivos importantes das políticas da UE.
Esta publicação fornece uma imagem quantitativa sobre a formação e a formação contínua de adultos na EU, relacionada o trabalho, apresentando, para isso, dados internacionalmente comparáveis, resultantes da seleção e analise de dados internacionalmente comparáveis
Ao contribuir para a compreensão dos padrões e das tendências na aprendizagem de adultos e da formação profissional contínua, o relatório apresenta-se como uma ferramenta valiosa para políticas de aprendizagem ao longo da vida, fundamentadas em evidências dos países da UE.
|
|
|
|