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Ensino e formação profissional na Europa para além de 2020 Nos últimos anos, os países europeus têm trabalhado num crescente estreitar da sua colaboração na área do ensino e formação profissional (EFP) num contexto de incertezas associadas à globalização, à digitalização, às migrações e à transição para uma economia verde. Neste contexto, o Cedefop procura antecipar as principais tendências no ensino e formação, com vista a estimular o debate sobre a cooperação europeia para além de 2020 na área do EFP. Conforme enunciado na última nota informativa do Cedefop, existem sinais que apontam para uma expansão e diversificação do EFP na Europa nos próximos anos. Entre as tendências atuais está o desenvolvimento de formatos de aprendizagem mais orientados para a experiência prática e para o trabalho, em todos os tipos de ensino, quer profissional, quer geral. Paralelamente, o ensino e formação profissional está a estender-se a níveis de educação superior e inferior, contrariamente aos tradicionais níveis intermédios. Estas evoluções acarretam por sua vez um risco de maior fragmentação na oferta de EFP. Os decisores políticos e os agentes envolvidos no EFP deverão, por esse motivo, reunir-se para discutir, no âmbito de um debate alargado, as melhoras formas de cooperação e aprendizagem a fim de garantir a sustentabilidade e acessibilidade do EFP no futuro. Agora mais do que nunca, o futuro do EFP é indissociável do futuro do emprego.
Descarregue a nota informativa para saber mais acerca do novo projeto do Cedefop sobre o futuro do EFP