Notícia
Save the date
Salónica, Grécia, 9 e 10 de novembro de 2017
Conferência de pares, sobre o impacto das atividades de aprendizagem no Quadro Nacional de Qualificações.
O CEDEFOP em cooperação com a Comissão Europeia e a Irlanda Qualidade na Qualificação (QQF – Quality and Qualifcations Ireland), convida para a Conferência sobre o impacto das atividades de aprendizagem no Quadro Nacional de Qualificações.
O objetivo do evento é estimular uma reflexão crítica aberta no papel atual e futuro dos Quadros Nacionais de Qualificações.
Farão, efetivamente, a diferença os atuais Quadros Nacionais de Qualificações? – Como medir e avaliar o seu impacto?
Na Europa, o desenvolvimento dos Quadros Nacionais de Qualificações foi célere. Até 2005 havia 3 quadros de qualificações- França, Irlanda e Reino Unido. Em 2017, os Quadros Nacionais de Qualificações foram introduzidos nos restantes 39 países, fazendo parte da implementação do Quadro Nacional de Qualificações Europeu.
Dado que os Quadros Nacionais de Qualificações estão efetivamente em marcha, revela-se oportuno questionar o seu valor acrescentado e impacto, pelo que as seguintes questões chave serão abordadas:
- o que se perderia se um país não tivesse um Quadro Nacional de Qualificações?
- Para quem faz a diferença o Quadro Nacional de Qualificações?
- Como faz a diferença o Quadro Nacional de Qualificações? E sob que condições?
- Que tipo de evidências estão disponíveis que nos proporcionam feedback quanto ao impacto dos Quadros Nacionais de Qualificações na Europa e fora da Europa?
- Que tipos de evidências poderão ser solicitadas para se medir e avaliar o impacto dos Quadros Nacionais de Qualificações?
- Quais os dados e os indicadores de base que poderão ajudar a explicar o impacto dos Quadros Nacionais de Qualificações por forma a que se possa manter o apoio político aos mesmos?
- Quais as metodologias mais adequadas para medir e avaliar o impacto dos Quadros Nacionais de Qualificações?
- Que tipo de cooperação europeia é possível e desejável para se medir a avaliação do impacto dos Quadros Nacionais de Qualificações? Poderão as diferentes abordagens nacionais contribuir para a avaliação geral do Quadro Europeu de Qualificações?
Mais informações em setembro e aqui