Tabela Glossário
Termo |
Definição |
abandono escolar (dropout) |
Saída de uma ação de ensino ou de formação sem ter atingido os objetivos pretendidos.
(Fonte: Cedefop, 2012 ; (adaptado de Ohlsson, 1994))
Nota: (a) em inglês, o termo dropout designa tanto o processo (abandono prematuro dos estudos), como o sujeito (igualmente apelidado de «desistente»);
(b) o termo «abandono escolar» aplica-se aos aprendentes que abandonam prematuramente o ensino ou a formação e aos que a concluíram sem sucesso;
(c) em Portugal, «abandono escolar» significa saída do sistema de ensino antes da conclusão da escolaridade obrigatória, dentro dos limites etários previstos na lei. Utiliza-se ainda o termo «saída precoce» que se refere à situação dos indivíduos, do escalão etário dos 18 aos 24 anos, que não concluíram o ensino secundário e não se encontram a frequentar a escola.
|
acesso à educação e à formação (access to education and training) |
Conjunto de condições, circunstâncias ou exigências (ex. qualificação, nível de escolaridade, competências ou experiência profissional, etc.) que determinam a admissão e a participação dos indivíduos em instituições ou em programas de educação ou formação.
(Fonte: Cedefop, 2012 ; (adaptado da Unesco, 1995))
|
adaptabilidade / capacidade de adaptação (adaptability) |
Capacidade de adaptação de uma organização ou de um indivíduo às novas tecnologias, às novas condições de mercado e aos novos modelos de trabalho.
(Fonte: Cedefop, 2012 ; (adaptado do Cedefop, 2004))
Palavras relacionadas: aprendizagem ao longo da vida, empregabilidade
|
Análise das necessidades de formação (training needs analysis) |
Análise sistemática das necessidades de competências atuais ou futuras confrontando-as com as competências disponíveis, tendo em vista a definição de uma estratégia eficaz de formação.
(Fonte: Cedefop, 2012 ; )
Nota: Uma análise de necessidades de formação assenta em: (a) identificação das necessidades de competências; (b) avaliação das competências da mão-de-obra; (c) estimativa das necessidades de competências e qualificações;¿ uma análise das necessidades de formação pode ser feita a nível individual, organizacional, setorial, nacional ou internacional; pode centrar-se em aspectos quantitativos ou qualitativos (por ex: tipo e nível de formação) e deve garantir a eficácia e a rentabilidade da formação.
Palavras relacionadas: engenharia da formação
|
aperfeiçoamento profissional (upskilling) |
Formação de curta duração com um objetivo preciso, ministrada em geral após a formação inicial e destinada a completar, desenvolver ou atualizar os conhecimentos, aptidões ou competências específicas adquiridas durante a formação anterior.
(Fonte: Cedefop, 2012 ; (Cedefop, 2004))
Palavras relacionadas: ensino e formação contínua, ensino e formação inicial, reconversão
|
aprendizagem (learning) |
Processo pelo qual os indivíduos assimilam ideias e valores e adquirem conhecimentos, capacidades e competências.
(Fonte: Cedefop, 2012 ; (Cedefop, 2004; European Commission, 2006a))
Nota: - a aprendizagem efetua-se através da reflexão pessoal, da reformulação, bem como da interação social. A aprendizagem pode desenvolver-se em contexto formal, não-formal e informal; - o termo «aprendizagem profissional» designa um modo de formação (ver a definição de «aprendizagem profissional»).
Palavras relacionadas: aprendizagem formal, aprendizagem informal, aprendizagem não-formal, aprendizagem pela experiência, aprendizagem pela prática
|
aprendizagem aberta (open learning) |
Aprendizagem que deixa ao aprendente uma certa flexibilidade quanto à escolha dos assuntos, do lugar, do ritmo e/ou do método utilizado.
(Fonte: Cedefop, 2012 ; (adpatado de Cedefop, 2004))
|
aprendizagem ao longo da vida / educação e formação ao longo da vida (lifelong learning) |
Toda a atividade de aprendizagem empreendida ao longo da vida, com o objetivo de desenvolver conhecimentos, capacidades, competências e/ou qualificações numa perspetiva pessoal, social e/ou profissional.
(Fonte: Cedefop, 2012 ; (adaptado de Cedefop, 2004))
Palavras relacionadas: adaptabilidade, aprendizajem ao longo da vida, educação de adultos / formação de adultos, ensino e formação contínua
|
aprendizagem com recurso às TIC (e-learning) (e-learning) |
Aprendizagem que utiliza as tecnologias da informação e da comunicação (TIC).
(Fonte: Cedefop, 2012 ; (adaptado de Cedefop, 2004))
Nota: ¿ a aprendizagem com recurso às TIC não se limita à aquisição da «literacia digital» quer dizer a aquisição de competências emTIC. Engloba diversos suportes e métodos de aprendizagem híbridos: a utilização de software, da internet, de CD-ROM, a aprendizagem online ou a utilização de qualquer outro suporte electrónico ou interativo;
¿ a aprendizagem com recurso às TIC pode ser utilizada como um instrumento no ensino e na formação a distância, bem como no quadro da aprendizagem presencial.
Palavras relacionadas: ensino e formação a distância, literacia digital, tecnologias da informação e da comunicação (TIC)
|
aprendizagem complementar (compensatory learning) |
Aprendizagem que visa colmatar as lacunas acumuladas pelos indivíduos ao longo do ensino ou da formação, nomeadamente, com o fim de possibilitar o acesso a uma ação de formação.
(Fonte: Cedefop, 2012 ; (Cedefop, 2004))
Palavras relacionadas: competências de base, educação / formação de adultos
|