Saltar para o conteúdo principal

Logo IEFP e Netforce
Instituto do Emprego e Formação Profissional

  • Início
  • Sobre
    • Netforce
    • CNQF
  • Legislação
  • Regulamento
  • RGPD

Netforce

Para ter acesso como utilizador registado vai ser direcionado para uma nova página para efetuar o Login, após o que voltará, de forma automática, ao portal Netforce
  1. Início
  2. Recursos e Projetos - Glossário técnico

Recursos e Projetos - Glossário técnico

Glossário de siglas e acrónimos utilizado no portal Netforce e glossário de termos técnicos de educação e formação profissional.

Escolha o tipo de glossário
Tabela Glossário
Termo Definição
conhecimento / saber
(knowledge)

O resultado da assimilação da informação obtida ao longo da aprendizagem. O saber é o conjunto de factos, princípios, teorias e práticas que está relacionado com uma área de estudo ou de trabalho.

(Fonte: Cedefop, 2012 ; (Cedefop, 2004; European Commission, 2006a))

Nota: Existem numerosas definições de conhecimento/saber. As grandes concepções modernas consideram fundamentalmente as seguintes distinções:(a) Aristóteles estabeleceu uma distinção entre a lógica teórica e a lógica prática. De acordo com esta distinção, os teóricos modernos (Alexander et al., 1991) distinguem o conhecimento declarativo (teórico) do conhecimento processual (prático). O conhecimento declarativo engloba as asserções a respeito de eventos ou fatos específicos e generalizações empíricas, bem como os princípios mais fundamentais sobre a natureza da realidade. O conhecimento processual inclui diferentes elementos (heurística, metodologia, planificação, práticas, procedimentos, ações de rotina, estratégias, táticas, técnicas ou engenho) (Ohlsson, 1994);(b) é possível distinguir diferentes formas de conhecimento, correspondendo a diferentes métodos de «aprendizagem do mundo»: existem estudos que permitiram identificar categorias de conhecimento diferentes, articuladas da seguinte forma:¿ conhecimento objetivo (natural/científico), julgado com base no grau de certeza;¿ conhecimento subjetivo (literário/estético), julgado com base no grau de autenticidade;¿ conhecimento moral (humano/normativo), julgado com base na aceitação coletiva (verdadeiro/falso);¿ conhecimento religioso/divino, julgado com base na referência a uma autoridade divina (Deus). Esta distinção esquemática sustenta as questões que colocamos, as metodologias que utilizamos e as respostas a que chegamos na nossa busca pelo conhecimento;(c) o conhecimento pode ser tácito e explícito. O conhecimento tácito (Polanyi, 1966) define-se como o conhecimento (não necessariamente expresso ou consciente) adquirido pelo aprendente e que influencia o processo cognitivo. O saber explícito corresponde ao conhecimento que pode ser mobilizado conscientemente pelo aprendente e compreende o conhecimento tácito, tornado explícito quando se converte num «objeto de pensamento» (Prawat, 1989).
Palavras relacionadas: aprendizagem, aptidões profissionais / capacidades profissionais, competência, resultados da aprendizagem, saber-fazer
conteúdo da formação
(learning content)
Matérias e atividades que deverão ser aprendidas por um indivíduo ou grupo de aprendentes no decurso de uma ação de educação ou formação. (Fonte: Cedefop, 2012 ; (adaptado de European Training Foundation, 1997))

crédito individual à formação
(individual learning account)
Sistema de incentivo público, destinado a facilitar o acesso dos adultos à aprendizagem, nomeadamente daqueles que não têm acesso ao ensino ou à formação financiada por fundos públicos. (Fonte: Cedefop, 2012 ; )

Nota: Sistema de incentivo público, destinado a facilitar o acesso dos adultos à aprendizagem, nomeadamente daqueles que não têm acesso ao ensino ou à formação financiada por fundos públicos.
Palavras relacionadas: aprendizagem aberta, aprendizagem ao longo da vida / educação e formação ao longo da vida
currículo
(curriculum)
Inventário das atividades ligadas à concepção, organização e programação das atividades de ensino ou formação, incluindo a definição dos objetivos de aprendizagem, os conteúdos, os métodos (incluindo a avaliação) e os materiais, bem como as exigências relativas à qualificação dos professores e formadores. (Fonte: Cedefop, 2012 ; (adaptado de Cedefop, 2004; Landsheere, 1979))

Nota: O termo currículo designa a conceção, organização e a programação das atividades de aprendizagem, enquanto que o termo programa se refere à implementação destas atividades.
Palavras relacionadas: programa de ensino ou de formação
diálogo social
(social dialogue)

Todo o tipo de negociações e consultas, incluindo a troca de informação, com os parceiros sociais destinado a promover a consulta, o diálogo e a negociação colectiva.

(Fonte: Cedefop, 2012 ; )

Nota: (a) o diálogo social pode ser bipartido (envolvendo os representantes dos trabalhadores e dos empregadores) ou tripartido (envolvendo igualmente os poderes públicos e/ou os representantes da sociedade civil, das ONG, etc.);(b) o diálogo social pode ter lugar a vários níveis (empresa, setor, profissão e ainda a nível local/regional/nacional/transnacional);(c) a nível internacional, o diálogo social pode ser bilateral, trilateral ou multilateral, de acordo com o número de países envolvidos.
Palavras relacionadas: parceiros sociais, sociedade civil
diploma do ensino secundário
(secondary school leaving certifi cate / baccalaureate)

Diploma emitido após a conclusão do ensino secundário, com vista à validação e certificação dos resultados da aprendizagem.

(Fonte: Cedefop, 2012 ; (Cedefop, 2004; Ministère de l éducation nationale))

Nota: o diploma do ensino secundário não garante o acesso sistemático ao ensino superior; a nível nacional, assume designações diferentes, como por exemplo: ÁUSTRIA Reifeprüfungszeugnis (ensino secundário geral, acesso sistemático ao ensino superior) ou Reife- und Diplomprüfungszeugnis(ensino secundário profissionalizante, dupla certificação: acesso sistemático ao ensino superior e qualificações profissionais); Berufsreifeprüfungszeugnis (acesso sistemático ao ensino superior, compreende a validação de conhecimentos,capacidades e competências adquiridas através do trabalho).ALEMANHA AAbiturFachabitur IRLANDA Leaving certificates (certificados de conclusão de escolaridade) FRANÇA Baccalauréat: baccalauréat général (ensino geral); baccalauréat technologique (formação geral e tecnológica); baccalauréat professionnel (formação para uma profissão específica).PORTUGAL diploma do ensino secundário (ensino geral); diploma de qualificação (ensino geral e profissional / dupla certificação).REINO-UNIDO(a) ensino geral GCSEs (General Certificate of Secondary Education); GCE A level (General Certifi cate of Educational Advanced Level) e AS level (Advanced Supplementary level).(b) ensino profissional Vocational Certificates of Secondary Education (VCSE).
educação contínua / formação contínua
(continuing education and training)

Toda a atividade de ensino ou de formação empreendida após a saída do sistema de ensino ou de formação iniciais, ou após a entrada na vida ativa, permitindo ao indivíduo: 

- desenvolver ou atualizar os seus conhecimentos e/ou competências; 

- adquirir novas competências na perspetiva de uma promoção socioprofissional ou de uma reclassificação / reconversão; 

- prosseguir o seu desenvolvimento pessoal ou profissional.

(Fonte: Cedefop, 2012 ; (Cedefop, 2004))

Nota: A educação e a formação contínuas inserem-se no quadro da aprendizagem ao longo da vida, englobando todas as formas de educação (ensino geral, especializado ou profissional, ações de formação formais ou não-formais, etc.). A educação e a formação contínuas constituem um fator determinante na empregabilidade dos indivíduos.
Palavras relacionadas: aprendizagem ao longo da vida / educação e formação ao longo da vida, aprendizagem complementar/formação complementar, educação de adultos, educação e formação inicial
educação de adultos / ensino de adultos / formação de adultos
(adult education)

Ensino de carácter geral ou profissional dirigido aos adultos, após o ensino ou a formação inicial, a fim de promover o seu desenvolvimento pessoal ou profissional, com os seguintes objectivos:

- disponibilizar aos adultos uma formação de carácter geral em domínios em que manifestem interesse particular (por ex. no âmbito das universidades abertas);

- disponibilizar uma aprendizagem complementar de competências de base não adquiridas no decurso da educação ou formação inicial (por ex. literacia, numeracia); 

- permitir o acesso a qualificações não obtidas anteriormente, por diversas razões, no âmbito do sistema de ensino e de formação inicial; 

- adquirir, desenvolver ou atualizar competências num domínio específico da educação e formação (educação e formação contínua).

(Fonte: Cedefop, 2012 ; (adaptado da Fundação European Training Foundation, 1997; Cedefop 2004))

Nota: O termo «formação de adultos / educação de adultos» é próximo do termo «ensino e formação contínua», embora não seja seu sinónimo.
Palavras relacionadas: aprendizagem complementar, ensino e formação contínua, aprendizagem ao longo da vida / educação e formação ao longo da vida
educação e formação em todos os contextos da vida
(lifewide learning)
Toda a atividade de aprendizagem ¿ formal, não-formal ou informal ¿ empreendida ao longo da vida em todos os seus domínios (pessoal, social e/ou profissional). (Fonte: Cedefop, 2012 ; (adaptado de Cedefop, 2004))

Nota: Este conceito constitui uma das dimensões da educação e da formação ao longo da vida.
Palavras relacionadas: educação de adultos / formação de adultos, ensino e formação contínua, aprendizagem ao longo da vida / educação e formação ao longo da vida
educação pós-obrigatória / escolaridade pós-obrigatória
(post-compulsory education)
Educação empreendida por um indivíduo depois da escolaridade obrigatória, cujo nível e tempo de estudo mínimo estão definidos por lei. (Fonte: Cedefop, 2012 ; (adaptado de European Training Foundation, 1997))

Palavras relacionadas: escolaridade obrigatória
  • <<
  • <
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • >
  • >>
Acrónimos
Termo Definição
AET
Autoridade Europeia do Trabalho – (European Labour Authority – ELA).
ANQEP Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional.
B-on Biblioteca do Conhecimento online.
CRC Virtual Plataforma colaborativa da Rede de Centros de Recursos em Conhecimento.
CNQF Centro Nacional de Qualificação de Formadores.
CQEP Centros de Qualificação e Ensino Profissional.
CCP Certificado de Competências Pedagógicas.
CCPE Certificado de Competências Pedagógicas de Especialização.
DGERT Direção-geral do Emprego e das Relações de Trabalho.
ELM Modelo Europeu de Aprendizagem.
NETFORCE
  • Avaliação do portal
  • Estatísticas
  • Privacidade e Termos de Utilização
AJUDA
  • Glossário de siglas
  • Perguntas frequentes
  • Mapa do site
  • Links úteis
DIVULGAÇÃO
  • Publicações
  • Notícias
  • Newsletter
CONTACTOS
  • Apoio Netforce
  • Rede de Serviços  
  • Enviar e-mail

  • IEFP
  •      
  • Europa     
  • República Portuguesa     
  • Governo de Portugal
Acessibilidade

Como preencher os dados do documento de identificação

Bilhete de identidade


Exemplo dos dados do Bilhete de Identidade a serem introduzidos
  1. Número de identificação
  2. Dígito de verificação


Cartão de cidadão


Exemplo dos dados do Cartão de Cidadão a serem introduzidos
  1. Número de identificação
  2. Dígito de verificação
  3. Número de arquivo