Reconhecimento de cursos superiores

As instituições de ensino superior podem solicitar ao IEFP um parecer relativamente à equivalência, para efeitos de acesso à certificação de competências pedagógicas de formadores (CCP), de um curso superior, por referência ao referencial de formação pedagógica inicial de formadores.

O processo consiste numa análise comparativa entre os objetivos, conteúdos e competências das unidades curriculares do curso superior em análise e os objetivos, conteúdos e competências dos módulos do curso de FPIF (formação pedagógica inicial de formadores).

O reconhecimento é atribuido se todos os módulos tiverem equivalência.

Os alunos que concluírem o curso superior, com as unidades curriculares alvo de reconhecimento, podem candidatar-se à obtenção do CCP por via do Reconhecimento de Títulos.

Para efetuar um pedido de reconhecimento de um curso superior, para acesso ao CCP, o estabelecimento de ensino superior tem de estar registado no portal Netforce, aceder ao seu menu e selecionar a opção "Reconhecimento de cursos superiores".

Documentação obrigatória a anexar:

  • Plano curricular do curso superior;
  • Conteúdo programático das disciplinas de âmbito pedagógico que possam vir a ser consideradas equivalentes aos conteúdos programáticos dos cursos de formação pedagógica inicial de formadores;

É da competência do estabelecimento de ensino superior apresentar ao IEFP a documentação que permita proceder à análise comparativa para a emissão de parecer sustentado sobre a respetiva equivalência curricular.