Notícia
Imagem
Primeiro Encontro do Conselho Nacional de Crianças e Jovens
Título
Primeiro Encontro do Conselho Nacional de Crianças e Jovens
Notícia

Em virtude dos constrangimentos provocados pela pandemia que vivemos, este encontro decorreu online. De forma entusiasta, todos aderiram a este desafio, que foi também o momento em que se conheceram e partilharam reflexões sobre os direitos que entenderam estarem a ser mais afetados pela COVID19.

 

A presidente da CNPDPCJ, Rosário Farmhouse, deu as boas vindas ao grupo e salientou “a criatividade e diversidade das ideias que apresentaram para melhor responder aos desafios da pandemia, daqueles que são os/as representantes das crianças e jovens do país”.
Destacaram-se as propostas centradas na área da educação, ao nível do planeamento e da sua organização, tendo sido defendida a existência de modelos mistos de ensino, ajustados às necessidades dos alunos. A segurança, a proteção, o bem-estar e o apoio à família, a importância da atividade física e de espaços ao ar livre foram também temas de reflexão.
O Conselho Nacional de Crianças e Jovens é uma iniciativa da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção de Crianças e Jovens, cofinanciada pelo PO ISE, no âmbito do Projeto Parentalidade Positiva.

 

Trata-se de um desafio que pretende dar voz às experiências, preocupações, necessidades e expectativas das crianças e jovens. Este Conselho desempenhará um papel importante no estabelecimento de pontes com as suas comunidades locais e a sua ação deverá ter impacto nas políticas públicas e de transformação social, ao mesmo tempo que promove o intercâmbio de experiências entre as crianças e jovens de diversos pontos do país.

 

Na primeira edição, cujo período de candidaturas decorreu entre 20 de novembro de 2019 e 20 de janeiro de 2020, foram selecionadas/os 103 crianças e jovens, 51 meninas/raparigas e 52 meninos/rapazes, entre os 8 e os 17 anos.

Data