VILA REAL RECEBE O 1.º ESTÁGIO DA SELEÇÃO DAS PROFISSÕES PARA O WORLDSKILLS LYON 2024
Foi essa geografia que ditou a localização das 4 semanas de estágio para o WorldSkills Lyon 2024, tendo sido o Serviço de Formação Profissional de Vila Real a acolher a primeira delas.
Um dos objetivos de realizar as semanas de estágio em diferentes Centros de Formação Profissional do país é dar a conhecer os Campeonatos das Profissões às forças vivas das regiões anfitriãs. E a melhor forma de o fazer é em contexto real de treino, colocando concorrentes, jurados e organização à prova, num ambiente onde circulam visitantes e onde o ruído é uma constante.
Ao longo da semana, para além dos muitos jovens que foram conhecer os campeões de perto, foram várias as visitas institucionais.
Uma delas foi do Presidente da Câmara Municipal de Vila Real, Rui Santos e do Vice-Presidente, Alexandre Favaios.
“Vi uma grande motivação, um grande interesse e um grande gosto por aquilo que estão a fazer”, referiu o Presidente da Câmara no final da visita às provas. “A performance é elevada, aliás, os portugueses são conhecidos por fazer bem, desde que tenham formação para que tal aconteça, e este é um excelente exemplo de percursos de formação que darão, com certeza, profissionais extraordinários.” Rui Santos sublinhou, ainda, a importância da formação profissional para a nossa economia: “A formação é absolutamente fundamental para que as nossas profissões sejam valorizadas, para que os nossos profissionais possam ser bem remunerados, mas, também, para que a produtividade seja elevada. Isso gera um círculo virtuoso de quem contrata, de quem faz e de quem consegue alavancar a economia no seu todo.”
Para além dos representantes do executivo municipal, também o CINCORK – Centro de Formação Profissional da Indústria de Cortiça, visitou o CEFP de Vila Real. Um dos objetivos desta visita foi lançar a primeira pedra para a integração de uma nova profissão no SkillsPortugal Norte 2024 – Desenvolvimento e Confeção de Artigos em Cortiça.
O CINDOR – Centro de Formação Profissional da Indústria de Ourivesaria e Relojoaria, esteve igualmente presente e acompanhou o concorrente e jurado da profissão de Joalharia, que integram a seleção para o mundial. Por se tratar de uma profissão sem representação no campeonato europeu, esta é a primeira vez, neste ciclo 2023/2024, que participam de uma semana de estágio.
Sendo a WorldSkills Portugal uma estrutura do IEFP, a presença de elementos do Conselho Diretivo também se fez sentir. Para além de Ana Elisa Santos, Vogal do Conselho Diretivo, mas também Delegada Oficial da WorldSkills Portugal, também Bernardo Sousa, Vice-Presidente, visitou o Serviço de Formação Profissional de Vila Real e acompanhou a manhã do último dia de estágio para o WorldSkills Lyon 2024.
Bernardo Sousa passou por todos os postos de prova e conversou com concorrentes e jurados, que falaram das atividades em curso, da exigência de uma competição mundial e de como os campeonatos internacionais são uma via privilegiada para a recolha e posterior disseminação das mais recentes tecnologias e referenciais de formação.
Fonte:https://worldskillsportugal.iefp.pt/
Data:23-11-2023 16:02:00