Seminário Tecnologias e Inovação Pedagógica na Formação Profissional
Já há algumas décadas que, devido à proliferação das tecnologias informáticas, e em particular com generalização do acesso à internet, temos vindo a observar a uma revolução do ensino e nas suas pedagogias. Nos últimos dois anos, fruto da infeliz situação pandémica, assistimos a uma aceleração forçada desta revolução, nomeadamente no que respeita à rutura com os ambientes tradicionais de ensino e aprendizagem e à afirmação do ensino à distância. Verificamos a intensificação da utilização de plataformas síncronas e assíncronas de mediação baseadas em internet, a utilização alargada de dispositivos individuais digitais, e a consequente necessidade da maioria das escolas em inovar na adequação tecnológica das salas de aulas/formação e o estabelecimento de novas práticas pedagógicas.
A onda de inovação pedagógica começou com força e continua em curso.
O presente seminário focou na Inovação Pedagógica na Formação Profissional e na utilização das tecnologias nos novos desafios pedagógicos (por exemplo os trazidos pela Inteligência Artificial) sublinhando as ameaças e oportunidades atuais dos processos de ensino e aprendizagem.
Participaram Pedro Reis (IE-Universidade de Lisboa) com o tema ”Tecnologia e Inovação na Educação”, e no Painel dedicado a Estratégias de Sucesso: Carolina Santos (ENSP-UNL) com “Projecto PAFSE - Partnerships for Science Education”, Luis Dourado (IE – Universidade do Minho) com “Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas” e Ana Cristina Ferreira Almeida (Universidade de Coimbra) com “Aprendizagem baseada em Jogos”.
O seminário destinou-se a Formadores, Coordenadores, Técnicos de Centros Protocolares, Centros de Emprego e Serviços de Emprego e outros profissionais da área Pedagógica.
Em edições anteriores, foram já abordados temas relacionados com Grupos Alvo Específicos (adolescentes, séniores e ensino especial), Práticas educacionais em escolas inteligentes, os Serious Games e a Internet das coisas (IOT), entre outros.
Fonte: CNQF/IEFP
Data:09-10-2023 10:54:39