Tabela Glossário
Termo |
Definição |
sociedade do conhecimento / sociedade baseada no conhecimento (knowledge society / knowledge-based society) |
Sociedade cujos processos e práticas assentam na produção, difusão e utilização do conhecimento.
(Fonte: Cedefop, 2012 ; (Cedefop, 2001 in European Commission, 2001))
|
tecnologias da informação e da comunicação (TIC) (information and communication technology (ICT)) |
Tecnologias que permitem recolher, tratar, transmitir e difundir informação, por via eletrónica.
(Fonte: Cedefop, 2004.)
Palavras relacionadas: competências de base em TIC, competências em TIC
|
terceiro ciclo do ensino básico (CITE 2) (lower secondary education (ISCED 2)) |
O terceiro ciclo do ensino básico prossegue os programas de base do segundo ciclo, estando o ensino organizado por disciplinas e sendo lecionado por professores especializados.
(Fonte: Cedefop, 2012 ; (Unesco, 1997; Eurydice, 2006))
Nota: Em certos países, este nível pode aparecer como uma divisão artificial que não corresponde à organização do sistema nacional de educação (ciclo de ensino de base de 9 anos que equivale ao equivalente ao nível 2 da CITE). Nestes casos, o nível 2 chama-se «segundo ciclo de educação de base».
Palavras relacionadas: cursos de especialização tecnológica (CET), ensino superior politécnico, quadro europeu de qualifi cações (EQF)
|
transferabilidade dos resultados da aprendizagem (transferability of learning outcomes) |
O grau em que os conhecimentos ou as competências podem ser utilizados num novo contexto, seja ele profissional ou educativo, e/ou serem validados e certificados.
(Fonte: Cedefop, 2012 ; (adaptado de Cedefop, 2004))
|
transição da escola para o emprego / transição formação-emprego / transição do ensino para a vida ativa (transition from school or training to work) |
Processo de passagem do ensino ou da formação para o emprego, que decorre desde a saída do sistema educativo ou de formação até à integração no mercado de trabalho.
(Fonte: Cedefop, 2012 ; (Cedefop, 2004))
Nota: A transição da escola para o emprego (trajetória de integração, tipo de emprego ¿ nível e estatuto ¿, duração) é complexa. A integração depende de inúmeros fatores (sexo,idade, nível de qualificação, política de emprego, estrutura de aconselhamento e orientação, etc.).
|
transparência das qualificações (transparency of qualifications) |
Grau de visibilidade e de legibilidade das qualificações, do seu conteúdo e do seu valor no mercado de trabalho (setorial, regional, nacional ou internacional) e nos sistemas de educação e formação.
(Fonte: Cedefop, 2012 ; (adaptado de Cedefop, 2004))
Palavras relacionadas: comparabilidade das qualificações, reconhecimento mútuo de qualificações
|
tutoria (tutoring) |
Toda a atividade de aconselhamento, orientação ou supervisão de um aprendente por um profissional experiente e competente. O tutor apoia o aprendente ao longo de todo o processo de aprendizagem (na escola, no centro de formação ou no local de trabalho).
(Fonte: Cedefop, 2012 ; (Cedefop, 2004))
Nota: A tutoria abrange diferentes atividades: matérias de ensino (com vista a melhorar os resultados escolares); orientação (a fim de facilitar a transição da escola para a vida ativa); desenvolvimento pessoal (para encorajar o aprendente a fazer escolhas pertinentes).
Palavras relacionadas: mediador de aprendizagem, monitoragem
|
unidade (ECVET) (unit (ECVET)) |
Conjunto de conhecimentos, capacidades e/ou competências que constituem um elemento coerente de uma qualificação. A unidade pode ser a parte mais pequena de uma qualificação, podendo ser objeto de avaliação, de transferência, de validação e eventualmente de certificação. Uma unidade pode ser específica de uma só qualificação ou ser comum a várias qualificações.
(Fonte: Cedefop, 2012 ; (European Commission, 2006c))
Nota: As características das unidades (conteúdo, dimensão, número total das unidades que constituem uma qualificação) são definidas pelo organismo competente para esta função. Contudo, o sistema ECVET propõe que para cada unidade se especifique: a denominação da unidade; a listagem dos conhecimentos, capacidades e competências que compõe a unidade; os critérios de avaliação dos resultados da aprendizagem de cada unidade.
Palavras relacionadas: Sistema europeu de créditos para a educação e formação profissional (ECVET)
|
validação dos resultados da aprendizagem (validation of learning outcomes) |
Confirmação por uma autoridade competente que os resultados da aprendizagem adquiridos por um indivíduo (conhecimentos, capacidades e competências) num contexto formal, não-formal e informal, foram avaliados segundo critérios pré-definidos e estão conformes com as exigências de uma norma ou referencial de validação. A validação conduz normalmente à certificação.
(Fonte: Cedefop, 2012 ; )
Palavras relacionadas: avaliação dos resultados da aprendizagem, certificação dos resultados da aprendizagem
|
valorização da aprendizagem (valuing learning) |
Processo que consiste em incentivar a participação dos indivíduos na aprendizagem (formal ou não-formal) e promover os seus resultados, com o fim de sensibilizar os agentes para o seu valor intrínseco e encorajar o seu reconhecimento.
(Fonte: Cedefop, 2012 ; (Cedefop, 2001 em European Commission, 2001))
Palavras relacionadas: organização aprendente, região de aprendizagem / região aprendente
|