Tabela Glossário
Termo |
Definição |
referencial (standard) |
Conjunto de elementos cujo conteúdo é definido entre os diferentes atores.
(Fonte: Cedefop, 2012 ; )
Nota: Podem-se distinguir diferentes tipos de referenciais:¿ referencial de competência descreve os conhecimentos, as aptidões e as competências requeridas para o exercício de uma atividade profissional; referencial de formação descreve os objectivos da aprendizagem, os conteúdos dos programas, as condições de acesso, bem como os recursos necessários para atingir os objetivos definidos; referencial de emprego descreve as atividades e as tarefas relacionadas com uma determinada profissão e a sua prática; referencial de avaliação descreve os resultados da aprendizagem a avaliar bem como a metodologia utilizada; referencial de validação descreve o nível de sucesso a ser atingido pela pessoa avaliada, bem como a metodologia utilizada; referencial de certificação descreve as regras para obtenção do certificado ou diploma bem como os direitos que estes conferem. De acordo com os sistemas, os referenciais podem ser definidos separadamente ou juntos num mesmo documento.
|
região de aprendizagem / região aprendente (learning region) |
Região em que todos os intervenientes colaboram a fim de satisfazer as necessidades locais de aprendizagem, partilhando os recursos em comum para construir soluções conjuntas.
(Fonte: Cedefop, 2012 ; (adaptado de Cedefop, 2004))
Palavras relacionadas: comunidade de aprendizagem / comunidade aprendente, organização aprendente
|
resultados da aprendizagem (learning outcomes / learning attainments) |
Conjunto dos conhecimentos, capacidades e/ou competências que um indivíduo adquiriu e ou é capaz de demonstrar após a conclusão de um processo de aprendizagem formal, não-formal ou informal.
(Fonte: Cedefop, 2012 ; (adaptado de Cedefop, 2004))
Palavras relacionadas: aprendizagem formal, aprendizagem informal, aprendizagem não-formal, avaliação dos resultados da aprendizagem, certificação dos resultados da aprendizagem, validação dos resultados da aprendizagem
|
saber-fazer (know-how) |
Competência, experiência no exercício de uma atividade.
(Fonte: Cedefop, 2012 ; (adaptado do Dictionnaires Le Robert, 1993))
|
setor (setor) |
Conjunto de empresas que tem como atividade principal a mesma atividade económica (ex: a indústria química). Ou Categoria de atividades profissionais transversais a várias empresas (ex:marketing).
(Fonte: Cedefop, 2012 ; ( European Commission, 2006a))
|
sistema de créditos (credit system) |
Instrumento concebido para permitir a acumulação dos resultados da aprendizagem obtidos em contexto formal, não-formal ou informal, e facilitar a sua transferência de um contexto para outro tendo em vista a sua validação e o seu reconhecimento. Um sistema de créditos pode ser concebido como:
- uma descrição de um programa de ensino ou de formação, que atribui pontos (créditos) às suas componentes (módulos, cursos, estágios, dissertações, etc.);
- a descrição de uma qualificação com base nas unidades dos resultados da aprendizagem com atribuição de pontos a cada uma dessas unidades.
(Fonte: Cedefop, 2012 ; (adaptado de Cedefop, 2004; European Commission, 2006c))
Palavras relacionadas: sistema europeu de créditos para a educação a formação profissional (ECVET), sistema europeu de transferência e acumulação de créditos (ECTS)
|
sistema de qualificações (qualification system) |
Conjunto de atividades ligadas ao reconhecimento das aprendizagens e a outros mecanismos que articulam o ensino e a formação com o mercado de trabalho ou com a sociedade civil. Estas atividades incluem:
¿ a definição da política de qualificações, a engenharia da formação, a sua implementação, os regulamentos, o financiamento, o controlo da qualidade;
¿ a avaliação, a validação e a certificação dos resultados da aprendizagem.
(Fonte: Cedefop, 2012 ; (adaptado de European Commission, 2006a))
Palavras relacionadas: avaliação dos resultados da aprendizagem, certificação dos resultados da aprendizagem, quadro das qualificações, validação dos resultados da aprendizagem
|
Sistema europeu de créditos para a educação e formação profi ssional (ECVET) (European credit system for vocational education and training (ECVET)) |
Dispositivo que permite traduzir as qualificações em unidades de aprendizagem, às quais estão associados pontos de crédito e que está ligado a um processo de validação dos resultados da aprendizagem, tendo em vista promover:
- a mobilidade das pessoas em formação;
- a capitalização, a transferência, a validação e o reconhecimento dos resultados da aprendizagem (formal, não-formal ou informal) obtidos em diferentes países;
- a implementação da aprendizagem ao longo da vida;
- a transparência das qualificações;
- a confiança mútua e a cooperação entre os prestadores de educação e de formação profissional na Europa.
(Fonte: Cedefop, 2012 ; (European Commission, 2006c))
Nota: O sistema ECVET baseia-se na descrição das qualificações em termos dos resultados da aprendizagem (conhecimentos, capacidades e competências), organizadas em unidades transferíveis e capitalizáveis às quais estão ligadas unidades de crédito, que são transcritas num registo pessoal.
Palavras relacionadas: sistema de unidades de créditos, sistema europeu de transferência e acumulação de créditos (ECTS)
|
Sistema europeu de transferência e de acumulação de créditos (ECTS) (European credit transfer and accumulation system (ECTS)) |
Sistema que consiste em descrever os programa de estudos superiores atribuindo créditos a todas as suas componentes (módulos, cursos, estágios, dissertações, teses, etc.), tendo em vista:
- facilitar a legibilidade dos programas e estabelecer comparações entre estudantes nacionais e estrangeiros;
- promover a mobilidade dos estudantes e o reconhecimento académico;
- ajudar as universidades a organizar e rever os programas de estudos.
(Fonte: Cedefop, 2012 ; (adaptado de European Commission, 2004))
Nota: O sistema ECTS tem por base o trabalho realizado pelo estudante com a finalidade de atingir os objetivos do programa que estão definidos em função dos resultados da aprendizagem a obter. A carga de trabalho do estudante inscrito num programa de estudos a tempo inteiro na Europa tem, na maioria dos casos, uma duração de cerca de 1500 - 1800 horas por ano. Nestes casos um crédito equivale aproximadamente entre 25 a 30 horas de trabalho. Os indivíduos que possam demonstrar resultados similares obtidos noutros contextos de aprendizagem podem obter o seu reconhecimento, créditos ou (dispensas) por parte dos organismos que atribuem os diplomas.
Palavras relacionadas: sistema de unidades de créditos, Sistema europeu de créditos para a educação e formação profi ssional (ECVET)
|
sociedade civil (civil society) |
«Terceiro sector» da sociedade, distinto do Estado e do mercado, constituído por instituições, grupos e associações (estruturadas ou informais) susceptíveis de exercer uma função de mediação entre os poderes públicos e os cidadãos.
(Fonte: Cedefop, 2012 ; (Cedefop, 2001 in European Commission, 2001))
|