Tabela Glossário
Termo |
Definição |
mobilidade (mobility) |
Capacidade de mudança e de adaptação de um indivíduo a um novo ambiente de trabalho.
(Fonte: Cedefop, 2012 ; (Cedefop, 2004))
Nota: A mobilidade poderá ser geográfica ou «funcional» (mudança de funções no interior da empresa, mudança de profissão). A mobilidade permite ao indivíduo a aquisição de novas competências, conduzindo a um aumento do seu grau de empregabilidade.
Palavras relacionadas: adaptabilidade, empregabilidade
|
monitoragem (mentoring) |
Orientação e apoio proporcionados sob diversas formas a um jovem ou aprendente (por exemplo, aquando da sua inserção numa nova comunidade ou organização de aprendizagem), por uma pessoa experiente que assume o papel de guia, tutor, explicador ou confidente.
(Fonte: Cedefop, 2012 ; (adaptado de Bolton, 1980))
Palavras relacionadas: comunidade de aprendizagem / comunidade aprendente, organização aprendente, tutoria
|
necessidades educativas especiais (special needs education) |
Educação e apoio educativo destinado a responder às necessidades específicas de crianças portadoras de deficiência, bem como de crianças com insucesso escolar, quaisquer que seja o motivo desse insucesso, mas que constitui fator impeditivo de uma progressão escolar normal.
(Fonte: Cedefop, 2012 ; (adaptado da Unesco, 1997))
Nota: A expressão «necessidades educativas especiais» é atualmente utilizada em substituição da expressão «educação especial». Esta última expressão foi essencialmente interpretada como designando o ensino de crianças deficientes em escolas ou instituições especiais, distintas dos estabelecimentos de ensino regular. Hoje em dia, em inúmeros países, uma percentagem significativa de crianças deficientes frequenta de facto os estabelecimentos do sistema de ensino comum.
|
novas competências de base (new basic skills) |
Competências em matéria de tecnologias de informação e comunicação (TIC), línguas estrangeiras, cultura tecnológica, espírito empreendedor, bem como comportamentos sociais.
(Fonte: Cedefop, 2012 ; (Council of the European Union, 2000))
Nota: As competências de base combinadas com as novas competências de base formam as competências-chave, necessárias para evoluir na sociedade contemporânea.
Palavras relacionadas: competências-chave, competências
de base, competências em tecnologias da informação e da
comunicação (TIC)
|
organismo certificador (awarding body) |
Organismo que atribui as certificações (certificados, diplomas ou títulos), que atestam oficial e formalmente os resultados da aprendizagem de um indivíduo (conhecimentos, capacidades e/ou competências) após um processo de avaliação e de validação.
(Fonte: Cedefop, 2012 ; (adaptado de Cedefop, 2004))
Palavras relacionadas: certificado / diploma / título, certificação dos resultados da aprendizagem, validação dos resultados da aprendizagem
|
organização aprendente (learning organisation) |
Organização que valoriza a aprendizagem e que proporciona aos indivíduos a possibilidade de aprenderem e se desenvolverem no âmbito da sua profissão em seu próprio benefício, em benefício de outras pessoas e da organização como um todo, com o reconhecimento e divulgação desse esforço.
(Fonte: Cedefop, 2012 ; (Cedefop 2004))
Palavras relacionadas: comunidade de aprendizagem / comunidade aprendente, região de aprendizagem / região aprendente
|
orientação e aconselhamento (guidance and counselling / information, advice and guidance (IAC)) |
Conjunto de atividades cujo objetivo é ajudar os indivíduos a tomar decisões acerca da sua vida (escolhas educativas, profissionais, pessoais) e a pô-las em prática, antes ou após a sua entrada no mercado de trabalho.
(Fonte: Cedefop, 2012 ; (Cedefop, 2004))
Nota: A orientação e o aconselhamento abrangem as seguintes atividades:
¿ aconselhamento (desenvolvimento pessoal ou profissional, orientação),
¿ avaliação (aspetos psicológicos, competências ou desempenhos),
¿ informação sobre a oferta de formação, as perspetivas de emprego ou a gestão da carreira,
¿ conferência com o círculo profissional ou familiar e os educadores,
¿ preparação profissional (valorização das competências e da experiência para a procura de emprego),
¿ reencaminhamento para um outro especialista em orientação educativa ou profissional.
A orientação e o aconselhamento podem ser praticados nas escolas, nos estabelecimentos de formação, na comunidade ou em qualquer outro organismo.
|
parceiros sociais (social partners) |
Organizações representativas dos empregadores e dos sindicatos que participam no diálogo social (bipartido).
(Fonte: Cedefop, 2012 ; (adaptado de Cedefop, 2004))
Nota: o conceito de «parceiro social» surgiu em França e na Alemanha, tendo sido posteriormente assimilado pelo vocabulário europeu; o diálogo social tripartido associa igualmente as autoridades públicas, bem como a sociedade civil, as ONG, etc.
Palavras relacionadas: diálogo social, sociedade civil
|
percurso de ensino ou de formação / percurso pedagógico (education or training path) |
O conjunto de aprendizagens sequenciais frequentadas por um indivíduo tendo em vista adquirir conhecimentos, aptidões ou competências.
(Fonte: Cedefop, 2012 ; (European Commission, 2006c))
Nota: Um percurso de ensino ou de formação pode ser constituído pela combinação de sequências de aprendizagem formal ou não formal, cuja validação conduz a uma certificação.
Palavras relacionadas: aprendizagem, aprendizagem aberta, itinerário de ensino ou de formação, sistema europeu de créditos para a educação e formação profissional (ECVET)
|
prestador de ensino ou de formação (education or training provider) |
Organismo ou indivíduo que presta serviços de ensino ou de formação.
(Fonte: Cedefop, 2012 ; adaptado de Cedefop, 2004.)
Nota: Os prestadores de ensino ou de formação podem ser organismos especializados neste tipo de serviços, ou exercer esta atividade a par de uma outra atividade profissional. Aplica-se também aos trabalhadores independentes que proponham os seus serviços de formação.
|