Tabela Glossário
Termo |
Definição |
conhecimento / saber (knowledge) |
O resultado da assimilação da informação obtida ao longo da aprendizagem. O saber é o conjunto de factos, princípios, teorias e práticas que está relacionado com uma área de estudo ou de trabalho.
(Fonte: Cedefop, 2012 ; (Cedefop, 2004; European Commission, 2006a))
Nota: Existem numerosas definições de conhecimento/saber. As grandes concepções modernas consideram fundamentalmente as seguintes distinções:(a) Aristóteles estabeleceu uma distinção entre a lógica teórica e a lógica prática. De acordo com esta distinção, os teóricos modernos (Alexander et al., 1991) distinguem o conhecimento declarativo (teórico) do conhecimento processual (prático). O conhecimento declarativo engloba as asserções a respeito de eventos ou fatos específicos e generalizações empíricas, bem como os princípios mais fundamentais sobre a natureza da realidade. O conhecimento processual inclui diferentes elementos (heurística, metodologia, planificação, práticas, procedimentos, ações de rotina, estratégias, táticas, técnicas ou engenho) (Ohlsson, 1994);(b) é possível distinguir diferentes formas de conhecimento, correspondendo a diferentes métodos de «aprendizagem do mundo»: existem estudos que permitiram identificar categorias de conhecimento diferentes, articuladas da seguinte forma:¿ conhecimento objetivo (natural/científico), julgado com base no grau de certeza;¿ conhecimento subjetivo (literário/estético), julgado com base no grau de autenticidade;¿ conhecimento moral (humano/normativo), julgado com base na aceitação coletiva (verdadeiro/falso);¿ conhecimento religioso/divino, julgado com base na referência a uma autoridade divina (Deus). Esta distinção esquemática sustenta as questões que colocamos, as metodologias que utilizamos e as respostas a que chegamos na nossa busca pelo conhecimento;(c) o conhecimento pode ser tácito e explícito. O conhecimento tácito (Polanyi, 1966) define-se como o conhecimento (não necessariamente expresso ou consciente) adquirido pelo aprendente e que influencia o processo cognitivo. O saber explícito corresponde ao conhecimento que pode ser mobilizado conscientemente pelo aprendente e compreende o conhecimento tácito, tornado explícito quando se converte num «objeto de pensamento» (Prawat, 1989).
Palavras relacionadas: aprendizagem, aptidões profissionais / capacidades profissionais, competência, resultados da aprendizagem, saber-fazer
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conteúdo da formação (learning content) |
Matérias e atividades que deverão ser aprendidas por um indivíduo ou grupo de aprendentes no decurso de uma ação de educação ou formação.
(Fonte: Cedefop, 2012 ; (adaptado de European Training Foundation, 1997))
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crédito individual à formação (individual learning account) |
Sistema de incentivo público, destinado a facilitar o acesso dos adultos à aprendizagem, nomeadamente daqueles que não têm acesso ao ensino ou à formação financiada por fundos públicos.
(Fonte: Cedefop, 2012 ; )
Nota: Sistema de incentivo público, destinado a facilitar o acesso dos adultos à aprendizagem, nomeadamente daqueles que não têm acesso ao ensino ou à formação financiada por fundos públicos.
Palavras relacionadas: aprendizagem aberta, aprendizagem ao longo da vida / educação e formação ao longo da vida
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currículo (curriculum) |
Inventário das atividades ligadas à concepção, organização e programação das atividades de ensino ou formação, incluindo a definição dos objetivos de aprendizagem, os conteúdos, os métodos (incluindo a avaliação) e os materiais, bem como as exigências relativas à qualificação dos professores e formadores.
(Fonte: Cedefop, 2012 ; (adaptado de Cedefop, 2004; Landsheere, 1979))
Nota: O termo currículo designa a conceção, organização e a programação das atividades de aprendizagem, enquanto que o termo programa se refere à implementação destas atividades.
Palavras relacionadas: programa de ensino ou de formação
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diálogo social (social dialogue) |
Todo o tipo de negociações e consultas, incluindo a troca de informação, com os parceiros sociais destinado a promover a consulta, o diálogo e a negociação colectiva.
(Fonte: Cedefop, 2012 ; )
Nota: (a) o diálogo social pode ser bipartido (envolvendo os representantes dos trabalhadores e dos empregadores) ou tripartido (envolvendo igualmente os poderes públicos e/ou os representantes da sociedade civil, das ONG, etc.);(b) o diálogo social pode ter lugar a vários níveis (empresa, setor, profissão e ainda a nível local/regional/nacional/transnacional);(c) a nível internacional, o diálogo social pode ser bilateral, trilateral ou multilateral, de acordo com o número de países envolvidos.
Palavras relacionadas: parceiros sociais, sociedade civil
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diploma do ensino secundário (secondary school leaving certifi cate / baccalaureate) |
Diploma emitido após a conclusão do ensino secundário, com vista à validação e certificação dos resultados da aprendizagem.
(Fonte: Cedefop, 2012 ; (Cedefop, 2004; Ministère de l éducation nationale))
Nota: o diploma do ensino secundário não garante o acesso sistemático ao ensino superior; a nível nacional, assume designações diferentes, como por exemplo: ÁUSTRIA Reifeprüfungszeugnis (ensino secundário geral, acesso sistemático ao ensino superior) ou Reife- und Diplomprüfungszeugnis(ensino secundário profissionalizante, dupla certificação: acesso sistemático ao ensino superior e qualificações profissionais); Berufsreifeprüfungszeugnis (acesso sistemático ao ensino superior, compreende a validação de conhecimentos,capacidades e competências adquiridas através do trabalho).ALEMANHA AAbiturFachabitur IRLANDA Leaving certificates (certificados de conclusão de escolaridade) FRANÇA Baccalauréat: baccalauréat général (ensino geral); baccalauréat technologique (formação geral e tecnológica); baccalauréat professionnel (formação para uma profissão específica).PORTUGAL diploma do ensino secundário (ensino geral); diploma de qualificação (ensino geral e profissional / dupla certificação).REINO-UNIDO(a) ensino geral GCSEs (General Certificate of Secondary Education); GCE A level (General Certifi cate of Educational Advanced Level) e AS level (Advanced Supplementary level).(b) ensino profissional Vocational Certificates of Secondary Education (VCSE).
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educação contínua / formação contínua (continuing education and training) |
Toda a atividade de ensino ou de formação empreendida após a saída do sistema de ensino ou de formação iniciais, ou após a entrada na vida ativa, permitindo ao indivíduo:
- desenvolver ou atualizar os seus conhecimentos e/ou competências;
- adquirir novas competências na perspetiva de uma promoção socioprofissional ou de uma reclassificação / reconversão;
- prosseguir o seu desenvolvimento pessoal ou profissional.
(Fonte: Cedefop, 2012 ; (Cedefop, 2004))
Nota: A educação e a formação contínuas inserem-se no quadro da aprendizagem ao longo da vida, englobando todas as formas de educação (ensino geral, especializado ou profissional, ações de formação formais ou não-formais, etc.). A educação e a formação contínuas constituem um fator determinante na empregabilidade dos indivíduos.
Palavras relacionadas: aprendizagem ao longo da vida / educação e formação ao longo da vida, aprendizagem complementar/formação complementar, educação de adultos, educação e formação inicial
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educação de adultos / ensino de adultos / formação de adultos (adult education) |
Ensino de carácter geral ou profissional dirigido aos adultos, após o ensino ou a formação inicial, a fim de promover o seu desenvolvimento pessoal ou profissional, com os seguintes objectivos:
- disponibilizar aos adultos uma formação de carácter geral em domínios em que manifestem interesse particular (por ex. no âmbito das universidades abertas);
- disponibilizar uma aprendizagem complementar de competências de base não adquiridas no decurso da educação ou formação inicial (por ex. literacia, numeracia);
- permitir o acesso a qualificações não obtidas anteriormente, por diversas razões, no âmbito do sistema de ensino e de formação inicial;
- adquirir, desenvolver ou atualizar competências num domínio específico da educação e formação (educação e formação contínua).
(Fonte: Cedefop, 2012 ; (adaptado da Fundação European Training Foundation, 1997; Cedefop 2004))
Nota: O termo «formação de adultos / educação de adultos» é próximo do termo «ensino e formação contínua», embora não seja seu sinónimo.
Palavras relacionadas: aprendizagem complementar, ensino e formação contínua, aprendizagem ao longo da vida / educação e formação ao longo da vida
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educação e formação em todos os contextos da vida (lifewide learning) |
Toda a atividade de aprendizagem ¿ formal, não-formal ou informal ¿ empreendida ao longo da vida em todos os seus domínios (pessoal, social e/ou profissional).
(Fonte: Cedefop, 2012 ; (adaptado de Cedefop, 2004))
Nota: Este conceito constitui uma das dimensões da educação e da formação ao longo da vida.
Palavras relacionadas: educação de adultos / formação de adultos, ensino e formação contínua, aprendizagem ao longo da vida / educação e formação ao longo da vida
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educação pós-obrigatória / escolaridade pós-obrigatória (post-compulsory education) |
Educação empreendida por um indivíduo depois da escolaridade obrigatória, cujo nível e tempo de estudo mínimo estão definidos por lei.
(Fonte: Cedefop, 2012 ; (adaptado de European Training Foundation, 1997))
Palavras relacionadas: escolaridade obrigatória
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