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Recursos e Projetos - Glossário técnico

Glossário de siglas e acrónimos utilizado no portal Netforce e glossário de termos técnicos de educação e formação profissional.

Escolha o tipo de glossário
Tabela Glossário
Termo Definição
aprendizagem formal
(formal learning)
Aprendizagem ministrada num contexto organizado e estruturado (em estabelecimento de ensino / formação ou no local de trabalho) e explicitamente concebida como aprendizagem (em termos de objetivos, duração ou recursos). A aprendizagem formal é intencional por parte do aprendente e, em geral, culmina na validação e certificação. (Fonte: Cedefop, 2012 ; (adaptado de Cedefop, 2004))

Palavras relacionadas: aprendizagem, aprendizagem nãoformal, aprendizagem informal, certificação dos resultados da aprendizagem
aprendizagem informal
(informal learning)
Aprendizagem resultante das atividades da vida quotidiana relacionadas com o trabalho, a família ou o lazer. Não se trata de uma aprendizagem organizada ou estruturada (em termos de objetivos, duração ou recursos). A aprendizagem informal possui, normalmente, um caráter não intencional por parte do aprendente. (Fonte: Cedefop, 2012 ; adaptado de Cedefop, 2004.)

Nota: ¿ os resultados da aprendizagem informal não conduzem habitualmente à certificação, mas podem ser validados e certificados no quadro dos processos de validação e reconhecimento das aprendizagens; ¿ a aprendizagem informal é por vezes designada de aprendizagem pela experiência.
Palavras relacionadas: aprendizagem, aprendizagem formal, aprendizagem não-formal, resultados da aprendizagem, validação dos resultados da aprendizagem
aprendizagem não-formal
(non-formal learning)

Aprendizagem integrada em atividades planificadas que não são explicitamente designadas como atividades de aprendizagem (em termos de objetivos, duração ou recursos). A aprendizagem não-formal é intencional por parte do aprendente.

(Fonte: Cedefop, 2012 ; (adaptado de Cedefop, 2004))

Nota: os resultados da aprendizagem não-formal podem ser validados e conduzir a uma certificação; a aprendizagem não-formal é por vezes definida como aprendizagem semiestruturada.
Palavras relacionadas: aprendizagem, aprendizagem formal, aprendizagem informal, validação dos resultados da aprendizagem
aprendizagem pela experiência / aprendizagem pela prática
(learning by doing)
Aprendizagem adquirida pela execução repetida de uma tarefa, com ou sem instrução prévia. (Fonte: Cedefop, 2012 ; (adaptado de Cedefop, 2004))

Palavras relacionadas: aprendizagem, aprendizagem pelo treino / aprendizagem pelo uso
aprendizagem pelo treino / aprendizagem pelo uso
(learning by using)
Aprendizagem adquirida pela utilização repetida de uma ferramenta ou equipamento, com ou sem instrução prévia. (Fonte: Cedefop, 2012 ; (adaptado de Cedefop, 2004.))

Palavras relacionadas: aprendizagem, aprendizagem pela experiência / aprendizagem pela prática
aprendizagem profissional
(apprenticeship)

Formação de longa duração que alterna períodos realizados num estabelecimento de ensino ou centro de formação com períodos no local de trabalho. O(a) aprendiz(a) encontra-se contratualmente ligado(a) ao empregador, sem que o contrato confira uma relação de trabalho subordinado, não havendo lugar a uma remuneração. O empregador é responsável por fornecer ao aprendiz uma formação conducente a uma profissão específica.

(Fonte: Cedefop, 2012 ; (Cedefop, 2004))

Nota: em português, tal como em francês, o termo «aprendizagem» designa, em primeiro lugar, um processo cumulativo de aquisição de conhecimentos (ver a definição do termo learning); o sistema dual alemão é um exemplo de aprendizagem.
Palavras relacionadas: formação em alternância
aptidões profissionais / capacidades profissionais
(skill)
Capacidade de realizar tarefas e resolver problemas. (Fonte: Cedefop, 2012 ; (European Commission, 2006a))

Palavras relacionadas: competência, saber, saber-fazer
avaliação dos resultados da aprendizagem
(assessment of learning outcomes)

Processo destinado a avaliar os conhecimentos, saber-fazer, capacidades e/ou competências de um indivíduo, em função de critérios pré-definidos (resultados da aprendizagem esperados). A avaliação conduz geralmente à validação e à certificação.

(Fonte: Cedefop, 2012 ; (Cedefop, 2004))

Nota: Em inglês, o termo «assessment» descreve, em geral, a avaliação de competências dos aprendentes, enquanto que o termo «evaluation» remete preferencialmente para a avaliação dos métodos ou das entidades formadoras.
Palavras relacionadas: certificação dos resultados da aprendizagem
balanço de competências
(skills audit)

Análise dos conhecimentos, capacidades e competências de um indivíduo, incluindo as suas aptidões e motivações, com a finalidade de definir um projeto profissional e/ou encarar una reorientação profissional ou um projeto de formação.

(Fonte: Cedefop, 2012 ; (adaptado do Código de trabalho francês, 2003))

Nota: O balanço de competências ajuda o indivíduo:¿ a analisar o seu percurso passado; a situar-se no mundo do trabalho; a preparar-se para a validação dos resultados da aprendizagem não formal e informal; a planificar a sua carreira.
Palavras relacionadas: aprendizagem não formal/ aprendizagem informal, validação dos resultados da aprendizagem
capital humano
(human capital)
Os conhecimentos, as capacidades, as competências e os atributos pessoais que facilitam o bem-estar pessoal, social e económico. (Fonte: Cedefop, 2012 ; (OECD, 2001))

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Acrónimos
Termo Definição
AET
Autoridade Europeia do Trabalho – (European Labour Authority – ELA).
ANQEP Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional.
B-on Biblioteca do Conhecimento online.
CRC Virtual Plataforma colaborativa da Rede de Centros de Recursos em Conhecimento.
CNQF Centro Nacional de Qualificação de Formadores.
CQEP Centros de Qualificação e Ensino Profissional.
CCP Certificado de Competências Pedagógicas.
CCPE Certificado de Competências Pedagógicas de Especialização.
DGERT Direção-geral do Emprego e das Relações de Trabalho.
ELM Modelo Europeu de Aprendizagem.
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