Tabela Glossário
Termo |
Definição |
aprendizagem formal (formal learning) |
Aprendizagem ministrada num contexto organizado e estruturado (em estabelecimento de ensino / formação ou no local de trabalho) e explicitamente concebida como aprendizagem (em termos de objetivos, duração ou recursos). A aprendizagem formal é intencional por parte do aprendente e, em geral, culmina na validação e certificação.
(Fonte: Cedefop, 2012 ; (adaptado de Cedefop, 2004))
Palavras relacionadas: aprendizagem, aprendizagem nãoformal, aprendizagem informal, certificação dos resultados da aprendizagem
|
aprendizagem informal (informal learning) |
Aprendizagem resultante das atividades da vida quotidiana relacionadas com o trabalho, a família ou o lazer. Não se trata de uma aprendizagem organizada ou estruturada (em termos de objetivos, duração ou recursos). A aprendizagem informal possui, normalmente, um caráter não intencional por parte do aprendente.
(Fonte: Cedefop, 2012 ; adaptado de Cedefop, 2004.)
Nota: ¿ os resultados da aprendizagem informal não conduzem habitualmente à certificação, mas podem ser validados e certificados no quadro dos processos de validação e reconhecimento das aprendizagens;
¿ a aprendizagem informal é por vezes designada de aprendizagem pela experiência.
Palavras relacionadas: aprendizagem, aprendizagem formal, aprendizagem não-formal, resultados da aprendizagem, validação dos resultados da aprendizagem
|
aprendizagem não-formal (non-formal learning) |
Aprendizagem integrada em atividades planificadas que não são explicitamente designadas como atividades de aprendizagem (em termos de objetivos, duração ou recursos). A aprendizagem não-formal é intencional por parte do aprendente.
(Fonte: Cedefop, 2012 ; (adaptado de Cedefop, 2004))
Nota: os resultados da aprendizagem não-formal podem ser validados e conduzir a uma certificação; a aprendizagem não-formal é por vezes definida como aprendizagem semiestruturada.
Palavras relacionadas: aprendizagem, aprendizagem formal, aprendizagem informal, validação dos resultados da aprendizagem
|
aprendizagem pela experiência / aprendizagem pela prática (learning by doing) |
Aprendizagem adquirida pela execução repetida de uma tarefa, com ou sem instrução prévia.
(Fonte: Cedefop, 2012 ; (adaptado de Cedefop, 2004))
Palavras relacionadas: aprendizagem, aprendizagem pelo treino / aprendizagem pelo uso
|
aprendizagem pelo treino / aprendizagem pelo uso (learning by using) |
Aprendizagem adquirida pela utilização repetida de uma ferramenta ou equipamento, com ou sem instrução prévia.
(Fonte: Cedefop, 2012 ; (adaptado de Cedefop, 2004.))
Palavras relacionadas: aprendizagem, aprendizagem pela experiência / aprendizagem pela prática
|
aprendizagem profissional (apprenticeship) |
Formação de longa duração que alterna períodos realizados num estabelecimento de ensino ou centro de formação com períodos no local de trabalho. O(a) aprendiz(a) encontra-se contratualmente ligado(a) ao empregador, sem que o contrato confira uma relação de trabalho subordinado, não havendo lugar a uma remuneração. O empregador é responsável por fornecer ao aprendiz uma formação conducente a uma profissão específica.
(Fonte: Cedefop, 2012 ; (Cedefop, 2004))
Nota: em português, tal como em francês, o termo «aprendizagem» designa, em primeiro lugar, um processo cumulativo de aquisição de conhecimentos (ver a definição do termo learning); o sistema dual alemão é um exemplo de aprendizagem.
Palavras relacionadas: formação em alternância
|
aptidões profissionais / capacidades profissionais (skill) |
Capacidade de realizar tarefas e resolver problemas.
(Fonte: Cedefop, 2012 ; (European Commission, 2006a))
Palavras relacionadas: competência, saber, saber-fazer
|
avaliação dos resultados da aprendizagem (assessment of learning outcomes) |
Processo destinado a avaliar os conhecimentos, saber-fazer, capacidades e/ou competências de um indivíduo, em função de critérios pré-definidos (resultados da aprendizagem esperados). A avaliação conduz geralmente à validação e à certificação.
(Fonte: Cedefop, 2012 ; (Cedefop, 2004))
Nota: Em inglês, o termo «assessment» descreve, em geral, a avaliação de competências dos aprendentes, enquanto que o termo «evaluation» remete preferencialmente para a avaliação dos métodos ou das entidades formadoras.
Palavras relacionadas: certificação dos resultados da aprendizagem
|
balanço de competências (skills audit) |
Análise dos conhecimentos, capacidades e competências de um indivíduo, incluindo as suas aptidões e motivações, com a finalidade de definir um projeto profissional e/ou encarar una reorientação profissional ou um projeto de formação.
(Fonte: Cedefop, 2012 ; (adaptado do Código de trabalho francês, 2003))
Nota: O balanço de competências ajuda o indivíduo:¿ a analisar o seu percurso passado; a situar-se no mundo do trabalho; a preparar-se para a validação dos resultados da aprendizagem não formal e informal; a planificar a sua carreira.
Palavras relacionadas: aprendizagem não formal/ aprendizagem informal, validação dos resultados da aprendizagem
|
capital humano (human capital) |
Os conhecimentos, as capacidades, as competências e os atributos pessoais que facilitam o bem-estar pessoal, social e económico.
(Fonte: Cedefop, 2012 ; (OECD, 2001))
|