Tabela Glossário
Termo |
Definição |
empregabilidade (employability) |
Combinação de factores que permitem aos indivíduos preparar-se para aceder a um emprego e a conservá-lo, bem como a progredir na carreira.
(Fonte: Cedefop, 2012 ; (adaptado de Scottish executive, 2007; The institute for employment studies, 2007))
Nota: A empregabilidade de um indivíduo depende (a) das suas capacidades pessoais (nomeadamente da adequação dos seus conhecimentos e competências); (b) da maneira como ele valoriza as suas competências no mercado de trabalho; (c) do contexto social e do seu enquadramento (por exemplo dos incentivos e oportunidades oferecidas para atualizar e validar os conhecimentos e competências); assim como (d) do contexto económico.
Palavras relacionadas: adaptabilidade, aprendizagem ao longo da vida / educação e formação ao longo da vida, mobilidade
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Engenharia da formação (training course planning and design) |
Conjunto de abordagens metodológicas coerentes aplicadas à concepção das ações de formação e aos dispositivos de formação, tendo em vista os objetivos estabelecidos.
(Fonte: Cedefop, 2012 ; (adaptado de Le Préau, 1992))
Nota: A engenharia da formação compreende a análise da procura, das necessidades de formação, a conceção do projeto formativo, a coordenação e o controlo da sua implementação e a avaliação dos seus efeitos.
Palavras relacionadas: Análise das necessidades de formação
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ensino e formação a distância (distance education and training) |
Ensino e formação ministrados a distância por intermédio de meios de comunicação: livros, rádio, televisão, telefone, correio, computador ou vídeo.
(Fonte: Cedefop, 2012 ; (adaptado de ILO, 1979))
Palavras relacionadas: aprendizagem aberta, aprendizagem com recurso às TIC (e-learning)
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ensino e formação inicial (initial education and training) |
Ensino geral ou formação profissional que se desenrola no âmbito do sistema de ensino ou formação inicial, em princípio antes da entrada na vida ativa.
(Fonte: adaptado de Cedefop, 2004.)
Nota: (a) para determinados autores, uma formação completa realizada após a entrada na vida ativa pode ser considerada como formação inicial;(b) o ensino e a formação iniciais cobrem todos os níveis, no âmbito das vias de ensino geral ou profissional (a tempo inteiro em estabelecimento de ensino ou em alternância) ou no regime de aprendizagem.
Palavras relacionadas: escolaridade obrigatória / educação e formação contínua
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ensino e formação profissional (EFP) (vocational education and training (VET)) |
Ensino e formação que tem como objetivo dotar as pessoas de conhecimentos, capacidades e/ou competências requeridas por profissões específicas ou pelo mercado de trabalho.
(Fonte: Cedefop, 2012 ; (adaptado da European Training Foundation, 1997))
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ensino pós-secundário não superior / cursos de especialização tecnológica (CET) (CITE 4) (post-secondary (non-tertiary) education (ISCED 4)) |
Estes cursos situam-se entre o ensino secundário e o ensino superior. Têm por objetivo alargar os conhecimentos dos diplomados do ensino secundário ou que possuam uma qualificação de nível 3. Estes cursos permitem entrar diretamente no mercado de trabalho ou prosseguir estudos no ensino superior (nível 5).
(Fonte: Cedefop, 2012 ; (Unesco, 1997; Eurydice, 2006))
Nota: Em Portugal podem também aceder a estes cursos os estudantes que tendo frequentado o 12º ano de escolaridade do ensino secundário não o concluíram, bem como os maiores de 23 anos a quem sejam reconhecidas capacidades e competências adequadas com base na experiência anterior. Nestes casos, os estudantes devem fazer uma formação adicional que lhes confira os conhecimentos em falta. A duração dos cursos situa-se entre as 1200 e as 1560 horas.
Palavras relacionadas: ensino secundário (CITE 3), ensino superior (CITE 5), Quadro Europeu das Qualifi cações
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ensino secundário (CITE 3) (upper secondary education (ISCED 3)) |
O ensino secundário tem início no final do ensino obrigatório. A idade de admissão situa-se, normalmente, nos 15 ou 16 anos. O ensino é orientado para matérias mais especializadas do que no ensino básico. A duração deste nível varia entre dois e cinco anos (em Portugal o ensino secundário tem a duração de três anos).
(Fonte: Cedefop, 2012 ; (Cedefop, 2004))
Palavras relacionadas: ensino básico (CITE 2), ensino póssecundário não superior/cursos de especialização tecnológica (CITE 4), ensino superior (CITE 5)
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escolaridade obrigatória (compulsory education) |
Idade, duração e nível mínimo exigido por lei para a frequência da escolaridade.
(Fonte: Cedefop, 2012 ; (ILO, 1998))
Palavras relacionadas: ensino e formação inicial, educação pós-obrigatória / escolaridade pós-obrigatória
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formação de formadores (training of trainers) |
Formação teórica ou prática destinada aos formadores.
(Fonte: Cedefop, 2012 ; (Cedefop, 2004))
Nota: A formação de formadores:(a) dirige-se aos formadores em exercício ou aos indivíduos que frequentam um curso de formação de formadores (denominados formadores profissionais), bem como aos profissionais que enquadram o aprendente no seu local de trabalho (denominados formadores ocasionais);(b) abrange um vasto leque de competências: competências disciplinares (gerais, técnicas, científicas ou profissionais), competências psicológicas, pedagógicas e sociológicas,conhecimento do mundo do trabalho, conhecimento dos dispositivos disponíveis e dos públicos;(c) aplica-se igualmente à engenharia da formação, à organização e à implementação da formação, bem como à atividade propriamente dita de formação, ou seja, à transmissão de conhecimento, saber-fazer e competências.
Palavras relacionadas: Formador, engenharia da formação, mediador da aprendizagem, professor de EFP
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formação em alternância (alternance training) |
Períodos alternados de ensino ou formação realizados num estabelecimento de ensino ou centro de formação e no local de trabalho. A alternância pode ocorrer numa base semanal, mensal ou anual. De acordo com o respectivo país e a legislação aplicável podem, ou não, os participantes estar contratualmente ligados ao empregador ou receber uma remuneração.
(Fonte: Cedefop, 2012 ; (adaptado da Cedefop, 2004))
Nota: O sistema dual alemão é um exemplo de formação em alternância.
Palavras relacionadas: aprendizagem profissional
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