Tabela Glossário
Termo |
Definição |
certificação de um prestador de ensino ou de formação (accreditation of an education or training provider) |
Processo de controlo de qualidade visando o reconhecimento e aprovação de uma entidade formadora pela autoridade competente, após a verificação da sua conformidade com as normas estabelecidas.
(Fonte: Cedefop, 2012 ; (adaptado do Canadian Information Centre for International Credentials))
Palavras relacionadas: homologação de um programa de ensino ou de formação, prestador de ensino ou de formação
|
certificação dos resultados da aprendizagem (certification of learning outcomes) |
Processo de atribuição de um certificado, diploma ou título que atesta formalmente que um conjunto de resultados da aprendizagem (conhecimentos, capacidades e/ou competências) adquiridos por um indivíduo foram avaliados e validados por um organismo competente de acordo com regras pré-definidas.
(Fonte: Cedefop, 2012 ; (adaptado de Cedefop, 2004))
Nota: A certificação pode atestar os resultados tanto da aprendizagem formal, não-formal e informal.
Palavras relacionadas: avaliação dos resultados da aprendizagem,certificado / diploma / título, organismo certificador / entidade certificadora, qualificação, validação dos resultados da aprendizagem
|
certificado / diploma / título (certificate / diploma / title) |
Documento oficial atribuído por um organismo certificador que atesta o nível de qualificação obtido por um indivíduo no seguimento de um processo de avaliação e validação de acordo com regras pré-definidas.
(Fonte: Cedefop, 2012 ; (adaptado de Cedefop, 2004))
Palavras relacionadas: avaliação, certificação dos resultados da aprendizagem, organismo certificador, qualificação
|
comparabilidade das certificações / comparabilidade das qualificações (comparability of qualifications) |
Grau em que é possível estabelecer uma comparação entre o nível e o conteúdo das certificações (certificados, diplomas ou títulos), tanto ao nível sectorial, como ao nível regional, nacional ou internacional.
(Fonte: Cedefop, 2012 ; (Cedefop, Bjørnåvold, 2000))
Nota: A comparabilidade das certificações reforça a empregabilidade e a mobilidade dos indivíduos. Não deve confundir-se este termo com o conceito de equivalência de qualificações (que designa a equivalência de valor dos certificados e diplomas).
Palavras relacionadas: reconhecimento mútuo de qualificações
|
competência (competence) |
Capacidade de mobilizar os resultados da aprendizagem de forma apropriada num contexto definido (educação, trabalho, desenvolvimento pessoal ou profissional).
(Fonte: Cedefop, 2012 ; (Cedefop, 2004; European Commission, 2006a))
Nota: A competência não se limita a elementos cognitivos (utilização de uma teoria, de conceitos ou saberes tácitos) engloba igualmente aspetos funcionais (nomeadamente aptidões técnicas), interpessoais (por exemplo aptidões sociais ou organizacionais) e éticos (valores).
Palavras relacionadas: aptidões, conhecimentos, saberes-fazer
|
competências de base (basic skills) |
Capacidades requeridas para viver e evoluir na sociedade contemporânea, isto é, saber ouvir, falar, ler, escrever e calcular.
(Fonte: Cedefop, 2012 ; (Cedefop, Bjørnåvold, 2000; Cedefop, Tissot, 2000; Cedefop, 2004))
Nota: As competências de base associadas às novas competências de base formam as competências-chave.
Palavras relacionadas: competências de base em tecnologias da informação e da comunicação (TIC), novas competências de base
|
competências de base em tecnologias da informação e da comunicação (TIC) (basic information and communication technology (ICT) skills) |
Competências necessárias para a utilização eficaz das funções elementares em matéria de tecnologias da informação e da comunicação (principalmente a utilização com autonomia de software para processamento de texto, de imagens, de dados, da internet e do correio electrónico).
(Fonte: Cedefop, 2012 ; (Cedefop, 2004))
Nota: Certos autores incluem outras competências no domínio do hardware (ligação de periféricos, instalação de software, correção de problemas básicos) ou do software (utilização de um programa de apresentações ou folha de cálculo, gestão de ficheiros e extração de dados), outros autores consideram mesmo que as competências de base em TIC farão doravante parte das competências-chave.
Palavras relacionadas: competências de base, novas competências de base, tecnologias da informação e da comunicação (TIC)
|
competências em tecnologias da informação e da comunicação (TIC) (information and communication technology (ICT) skills) |
Competências necessárias para a utilização eficaz das tecnologias da informação e da comunicação (TIC).
(Fonte: Cedefop, 2004; OECD, Lopez-Bassols, 2002.)
Nota: Num relatório consagrado às relações entre competências em TIC e emprego, a OCDE propõe uma classificação simples:
¿ competências profissionais em TIC: capacidade de utilizar ferramentas informáticas complexas e/ou desenvolver, corrigir ou criar este tipo de ferramentas;
¿ competências avançadas em TIC: capacidade de utilização de ferramentas informáticas simples em qualquer ambiente profissional (empregos não informáticos);
¿ competências de base em TIC ou literacia em TIC: capacidade de utilização das TIC para tarefas simples e como ferramenta de aprendizagem.
Palavras relacionadas: competências de base em tecnologias da informação e da comunicação (TIC)
|
competências-chave (key skills / key competences ) |
Conjunto de competências (competências de base e novas competências de base) necessárias para viver na sociedade contemporânea, baseada no conhecimento.
(Fonte: Cedefop, 2012 ; (Cedefop, 2004; European Commission, 2006b))
Nota: Na recomendação, sobre as competências-chave para a educação e a formação ao longo da vida, a Comissão Europeia descreve oito competências-chave:¿ comunicação na língua materna;¿ comunicação numa língua estrangeira;¿ cultura matemática e competências de base em ciências e tecnologias;¿ competência digital;¿ aprender à aprender;¿ competências interpessoais, interculturais e competências sociais e cívicas;¿ espírito empreendedor;¿ sensibilidade cultural.
Palavras relacionadas: competências de base, novas competências de base
|
comunidade de aprendizagem / comunidade aprendente (learning community) |
Comunidade promotora de uma cultura de aprendizagem através do desenvolvimento de uma cooperação eficaz entre todos os seus atores e que apoia e motiva a aprender os indivíduos e as organizações.
(Fonte: Cedefop, 2012 ; (Cedefop, 2004))
Palavras relacionadas: região de aprendizagem / região aprendente
|