Tabela Glossário
Termo |
Definição |
formação fora do local de trabalho (off-the-job training) |
Formação profissional realizada fora de local de trabalho. Encontra-se geralmente integrada num programa completo de formação, combinado com uma componente de formação em situação de trabalho.
(Fonte: Cedefop, 2012 ; (adaptado de Unesco, 1979))
Palavras relacionadas: formação em local de trabalho
|
formação no local de trabalho (on-the-job training ) |
Formação realizada no local de trabalho. Pode constituir por si só um programa de formação ou ser combinada com uma componente de formação fora do local de trabalho.
(Fonte: Cedefop, 2012 ; (adaptado de Unesco, 1979))
Palavras relacionadas: formação fora do local de trabalho
|
formador (trainer) |
Pessoa que exerce uma ou várias atividades ligadas à função de formação (teórica ou prática), seja num espaço de formação ou no local de trabalho.
(Fonte: Cedefop, 2012 ; (Cedefop, 2004; AFPA, 1992))
Nota: (a) existem duas categorias de formadores:¿ formadores profissionais: especialistas, que seguiram uma formação pedagógica para assegurar ações de formação profissional e cuja função pode assemelhar-se à de um professor num estabelecimento de ensino ou formação; formadores ocasionais: profissionais que, no âmbito da sua atividade profissional, asseguram pontualmente, dada sua competência específica, a função de formador, quer a nível interno (formação numa organização, acolhimento de novos colaboradores, tutoria, enquadramento de aprendentes, etc.), quer a nível externo (intervenção num estabelecimento);(b) o formador é chamado a assegurar diferentes funções: concepção da ação de formação; organização e implementação da ação de formação; transmissão atualizada de conhecimentos, capacidades e/ou competências; mediação da aprendizagem através do apoio aos formandos nos aspetos teóricos, práticos e de destreza; desenvolvimento dos seus conhecimentos e das suas competências com instruções, comentários e conselhos ao longo de todo o processo de aprendizagem.
Palavras relacionadas: mediador de aprendizagem, professor de EFP
|
fosso digital / gap digital (digital divide / digital gap) |
A distância que, no conjunto da população, separa aqueles que podem aceder e utilizar eficazmente as tecnologias da informação e da comunicação (TIC) dos que a elas não têm acesso.
(Fonte: Cedefop, 2012 ; (adaptado de Cedefop, 2004))
Palavras relacionadas: competências-chave, competências de base em tecnologias da informação e da comunicação (TIC), tecnologias da informação e da comunicação (TIC)
|
governação europeia (European governance) |
Conjunto de regras, processos e práticas que visam o exercício do poder a nível europeu.
(Fonte: Cedefop, 2012 ; (Adaptado do Eurovoc Thesaurus, 2005))
Nota: A governação visa garantir que os recursos e os problemas sejam geridos de uma maneira eficaz e eficiente, de modo a responder às necessidades essenciais da sociedade. A boa governação assenta na participação, na responsabilidade social, na transparência, na eficácia e na coerência.
|
homologação de um programa de ensino ou de formação (accreditation of an education or training programme) |
Processo de controlo de qualidade que visa o reconhecimento e aprovação oficiais de um programa de ensino ou de formação pela autoridade competente, após a verificação da sua conformidade com as normas estabelecidas.
(Fonte: Cedefop, 2012 ; (adaptado do Canadian Information Centre for International Credentials))
Palavras relacionadas: prestador de ensino ou de formação
|
inserção social / integração social / inclusão social (social inclusion) |
Integração dos indivíduos ou grupos de indivíduos na sociedade, enquanto cidadãos ou membros de diferentes esferas sociais. A integração social está profundamente ligada à integração económica e profissional.
(Fonte: Cedefop, 2012 ; )
|
itinerário de ensino ou de formação (education or training pathway) |
O conjunto de programas de ensino ou formação ministrados pelas escolas, estabelecimentos de formação, estabelecimentos de ensino superior ou prestadores de ensino e formação profissional, que facilitam a progressão dos indivíduos no seio de um setor de atividade ou a passagem de um setor para outro.
(Fonte: Cedefop, 2012 ; (European Commission, 2006c))
Palavras relacionadas: percurso de ensino ou de formação / percurso pedagógico
|
literacia digital (digital literacy) |
Competência para usar as tecnologias da informação e da comunicação (TIC).
(Fonte: Cedefop, 2012 ; (adaptado de Cedefop, 2004))
Palavras relacionadas: competências-chave, competências de base em tecnologias da informação e da comunicação (TIC), fosso / gap digital, tecnologias da informação e da comunicação (TIC)
|
mediador de aprendizagem (learning facilitator) |
Toda a pessoa que facilita a aquisição de conhecimentos e competências criando um ambiente propício à aprendizagem, incluindo as pessoas que exercem uma função de ensino, formação, supervisão ou orientação. O mediador não só ajuda o aprendente a desenvolver os seus conhecimentos e competências, como lhe fornece instruções, comentários e conselhos ao longo de todo o processo de aprendizagem.
(Fonte: Cedefop, 2012 ; (Cedefop, 2004))
|